Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Ricardo Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Ricardo Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, José Amãncio Tonezzi Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Peretta, Éden Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Marcelo Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10078 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022079 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação de mestrado é um estudo que tem como objetivo a recriação de um Terceiro Corpo do ator, por meio de um processo que perpasse os procedimentos do treinamento préexpressivo e posteriormente das práticas da Mímesis Corpórea – desenvolvida pelo LUME Teatro. Ciente que o Corpo Real do ator é o acúmulo das memórias do passado (Corpo Virtual), atualizando-se, assim, em um presente provisório, como também em um futuro imediato (BERGSON, 1990), acredita-se que o seu treinamento se inicia, ainda que inconscientemente, a partir das suas vivências d’outrora. Logo, a convencional pesquisa prática em sala de trabalho expande-se para a noção de que chamamos aqui de laboratórioem- vida. Seguindo este princípio, nota-se que o Corpo Virtual que se faz presente neste laboratório possui fortes características grotescas – segundo o pensamento de Bakhtin (1987). A fim de presentificá-lo por meio do referido Terceiro Corpo, foi necessário disponibilizar o corpo do ator, através de um treinamento pré-expressivo que, por sua vez, buscou inspiração no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo APA – Ateliê de Pesquisa do Ator – projeto ao qual esta pesquisa está vinculada desde 2016. Somente depois deste percurso utilizou-se do recurso metodológico da Mímesis Corpórea, para assim se inferir que é possível alcançar corpos com características anômalas a partir dos próprios desvios pessoais do ator, o que nos sugere que a recriação de um Terceiro Corpo não se trata de uma mímesis mas do desenvolvimento de um outro potencial de vida. | - |
Descrição: dc.description | This master thesis is a study that aims the recreation of a Third Body of the actor, through a process pass over the procedures of the pre-expressive training and afterwards the Bodily Mimesis practices – developed by the LUME Theater. Being aware that the actor Real Body is the accumulation of memories of the past (Virtual Body), thus actualizing itself in a provisional present, as well as in an immediate future (BERGSON, 1990), it is believed that its training begins, although unconsciously, from its experiences of yore. Thus, a conventional practical research in the workroom, expends itself to the notion we call here laboratory-inlife. Following this principle, it is noticed that the Virtual Body present in this laboratory has strong grotesque characteristics – according to the thought of Bakhtin (1987). In order to make it present through the Third Body mentioned above, it was necessary to make the actor body available through a pre-expressive training, which, in turn, sought inspiration in the work that has been developed by the APA – Actor Research Studio – project to which this research is connected since 2016. Only after this course it was used the methodological resource of Bodily Mimesis, in order to infer that it is possible to reach bodies with anomalous characteristics from the personal deviations of the actor, which suggests that the recreation of a Third Body it is not a mimesis, but the development of another life potential. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/07/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grotesco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissões e atividades teatrais | - |
Título: dc.title | O andarilho : a recriação de um terceiro corpo a partir da mímesis corpórea de afetos grotescos. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: