Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lages, Rita Cristina Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Selma Aparecida de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14828 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.letramagna.com/artigos_25/linguistica/letramagna25_ling_31_529-538.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022020 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma análise dos resultados de um projeto de intervenção pedagógica voltado para os problemas de aprendizagem da leitura e da escrita no ciclo inicial de alfabetização. Tem como objetivo principal apresentar estratégias para a melhoria dos níveis de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita das crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Os dados obtidos na implementação do projeto permitiram concluir que o baixo desempenho dos alunos exigia novas posturas da equipe gestora, da equipe pedagógica, como também dos professores. As metodologias e estratégias utilizadas favoreceram o desenvolvimento das crianças nas diversas fases da alfabetização, respeitando a individualidade e reais necessidades de cada um no processo de aquisição da leitura e da escrita. Destacamos como procedimentos teórico-metodológicos que nos auxiliaram a alcançar resultados positivos: pesquisa bibliográfica, observação das aulas, pesquisa-ação, estudo de caso, análise das produções escritas dos alunos, reuniões de planejamento etc. | - |
Descrição: dc.description | This study features an analysis of the results found on pedagogic intervention project focusing on the reading and writing skills learning problems in the early years of schooling. Its main goal is to present strategies to further reading and writing skills among 1st graders through to 3rd graders. The data collected from the project allowed for the conclusion that the students’ poor performances demanded new attitudes from the managing body, pedagogic body as well as the teachers. The methods and strategies employed allowed for students’ improvement throughout the process, bearing in mind both the peculiarities and necessities of each individual in the learning process. The following are the theoretical-methodological proceedings which allowed for such positive results: bibliographic research, class observation, case study, text analyses and meetings. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Título: dc.title | Aquisição da leitura e da escrita : a importância da avaliação processual e da intervenção. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: