“A lente! Que lente, gente?” : enfrentamento do sexismo na formação de professoras e professores de matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBorges, Luiza Batista-
Autor(es): dc.creatorDeodato, André Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20673-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.46312/pem.v17i47.21156-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1022002-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo é desdobramento de uma pesquisa de mestrado concluída, localizada no campo da Educação Matemática. Esta investigação focaliza a dimensão do gênero na formação inicial de professoras e professores. Desse modo, objetiva-se analisar apropriações discursivas de estudantes de Licenciatura no desenvolvimento de um modo de olhar para questões de Matemática, a partir da perspectiva de gênero. Em uma pesquisa qualitativa, delimitou-se como corpus de analise informações produzidas em um questionário inicial, dez encontros do grupo focal e entrevistas individuais com seis estudantes. Com base na análise desse material, notou-se que as licenciandas e o licenciando construíram uma lente a partir da qual revelaram enxergar o sexismo em questões de Matemática. Como desdobramento, esse processo evidenciou que é possível pensar em alternativas na formação inicial de professoras e professores de Matemática para o enfrentamento do sexismo na futura pratica docente.-
Descrição: dc.descriptionThis article is an unfolding of a completed master's research, located in the field of Mathematics Education. This research focuses on the gender dimension in the initial training of teachers. Thus, the objective is to analyze discursive appropriations of undergraduate students in the development of a way of looking at Mathematics issues, from the perspective of gender. In a qualitative research, the corpus of analysis was defined as information produced in an initial questionnaire, ten focus group meetings and individual interviews with six students. Based on the analysis of this material, it was noted that the students and the students built a lens through which they revealed that they saw sexism in Mathematics questions. As a result, this process showed that it is possible to think of alternatives in the initial training of Mathematics teachers to confront sexism in future teaching practice.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectSexismo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.title“A lente! Que lente, gente?” : enfrentamento do sexismo na formação de professoras e professores de matemática.-
Título: dc.title"The lens! What lens, people?" : confronting sexism in the training of mathematics teachers.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.