Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Brasileiro, Ada Magaly Matias | - |
Autor(es): dc.creator | Pimenta, Viviane Raposo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17273 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/7143 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5935/2179-0027.20220024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021995 | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo, objetivou-se refletir sobre o papel da linguagem, materializada em gêneros do discurso profissional e suas funções discursivas no trabalho docente, e como isso impacta o reconhecimento desse profissional. O corpus foi construído por meio da pesquisa narrativa (FLICK, 2009) realizada com 20 professores vinculados a escolas públicas estaduais mineiras e participantes de um projeto de extensão universitária, realizado no período da pandemia do Covid-19. Para a análise dos dados, tomamos a linguagem como atividade interativa e sociocultural (BAKHTIN, 2003), olhamos as questões educacionais sob um viés ético-político (FREIRE, 1987; 2001) e as relativas ao trabalho, na perspectiva da Clínica da Atividade (CLOT, 2006 e 2010; LEPLAT, 1980). A pesquisa revela não apenas vidas ameaçadas pelo vírus, escassez, invisibilidade e ausência do Estado, mas também um fazer pedagógico que migrou para outras mídias, provocando o surgimento de novos gêneros a serem apropriados pelos professores. | - |
Descrição: dc.description | This study aimed at discussing the role of language in teaching work and how it impacts professional recognition through reflections on the teaching discourse genres and its discursive functions. The analysed corpus was constructed through a narrative research (FLICK, 2009) carried out with 20 state public school teachers in Minas Gerais who participated in a university extension project. For data analysis, we conceive language as an interactive and sociocultural activity (BAKHTIN, 2003), educational issues were considered from an ethical-political view (FREIRE, 1987; 2001) and those related to work, from the perspective of the Activity Clinic (CLOT, 2006 e 2010; LEPLAT, 1980). The research reveals not only lives threatened by the virus, scarcity, invisibility and the absence of the State, but also a pedagogical practice that migrated to other media, causing the emergence of new genres to be appropriated by the teachers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métier docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades de linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Invisibilidade do trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
Título: dc.title | Entre o fazer e o pensar sobre o fazer : os gêneros do discurso profissional docente e o trabalho invisível do professor em contexto pandêmico. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: