Reescrituras cênicas : Exú, Ogum e outras mitologias na encruzilhada.

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Autor(es): dc.contributorCavalcante, Alex Beigui de Paiva-
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Alex Beigui de Paiva-
Autor(es): dc.contributorSantos, Inaicyra Falcão dos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Éder Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Éric Inácio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021981-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, busco destacar o aspecto do mito como potencialidade discursiva, levantando reflexões acerca de sua contribuição para as artes cênicas, evidenciando o seu caráter performativo, bem como a importância de suas reescrituras na cena contemporânea. Nesse sentido, utilizamos o Método da Comparação Diferencial (Heidmann, 2011; 2014) como metodologia desta pesquisa, a fim de pensar a dinamicidade do mito na contramão de uma visão fixa, universal e arquetípica que, muitas vezes, a ele é direcionada. Para tanto, discutimos acerca da performatividade do mito a partir de Heidmann (2011; 2014), Beigui (2015), Ravetti (2002), Fischer-Lichte (2011), Seixas (2017) e Dupuis (2003), destacando o seu caráter dinâmico e suas singularidades ao deslizar em distintos e diversos discursos. Desse modo, refletimos sobre o mito e seus cruzamentos, o contexto de enunciação no qual ele surge, a partir do conceito de encruzilhada de Martins (2003) e Rufino (2019), bem como o de ancestralidade a partir de Santos (2009), percebendo o modo como ele é reescrito e atualizado na contemporaneidade e nas artes da cena. Para tanto, utilizamos como corpus da pesquisa os espetáculos: Exú, a boca do Universo (2013) e Ogum, Deus e Homem (2010) de Fernanda Júlia Barbosa (Onisajé), e Tombo da Rainha (2015) de Carla Pires Martins.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, I seek to highlight the aspect of myth as a discursive potential, raising reflections about its contribution to the performing arts, highlighting its performative character, as well as the importance of its rewritings in the contemporary scene. In this sense, we used the Differential Comparison Method (Heidmann, 2011; 2014) as a methodology for this research, in order to think the dynamics of the myth against a fixed, universal and archetypal view that is often directed at it. Therefore, we discuss about the performativity of the myth from Heidmann (2011; 2014), Beigui (2015), Ravetti (2002), Fischer-Lichte (2011), Seixas (2017) and Dupuis (2003), highlighting its character dynamic and its singularities as it slides into distinct and diverse discourses. In this way, we reflect on the myth and its intersections, the context of enunciation in which it arises, from the concept of crossroads by Martins (2003) and Rufino (2019), as well as that of ancestry from Santos (2009), realizing how it is rewritten and updated in contemporary times and in the performing arts. For that, we used as research corpus the shows: Exú, a boca do Universo (2013) and Ogum, Deus e Homem (2010) by Fernanda Júlia Barbosa (Onisajé), and Tombo da Rainha (2015) by Carla Pires Martins.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/05/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectComparação diferencial-
Palavras-chave: dc.subjectMitocrítica-
Palavras-chave: dc.subjectPerformatividade-
Título: dc.titleReescrituras cênicas : Exú, Ogum e outras mitologias na encruzilhada.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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