Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zama, Uyrá dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Evandro Marques de Menezes | - |
Autor(es): dc.contributor | Villani, Fernanda Nobre Amaral | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Luciana Hoffert Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Evandro Marques de Menezes | - |
Autor(es): dc.contributor | Zama, Uyrá dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes Filho, José Vicente Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16521 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021958 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A utilização de recursos tecnológicos diversos pelos “nativos digitais”, seja para comunicação, entretenimento, socialização ou até mesmo suporte ou fins educacionais, é cada vez mais comum nos dias de hoje. Embora a tecnologia possa trazer inúmeros benefícios, é importante utilizar essas ferramentas de forma responsável e segura, além de aplicar na aprendizagem. A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), exige uma transformação do processo de ensino-aprendizagem. Sujeitos multitarefas e salas de aula digitais são uma combinação favorável para o pluralismo metodológico, que defende a utilização de diversos procedimentos de ensino, para que a aprendizagem possa atingir maior diversidade de alunos. A pandemia da Covid-19 trouxe muitos desafios educacionais para alunos que ficaram três anos em isolamento social, com isso, a utilização de plataformas digitais pôde contribuir muito para aprendizagem, por serem facilmente por eles manipuladas. O ensino de Parasitologia constitui relevante meio de abordagem objetivando a emancipação do sujeito como agente construtor de novos comportamentos e a educação em saúde perpassa a temática escolhida, por tornar o ambiente escolar propício para disseminar conteúdos que privilegiem ações que visem a saúde o bem estar individual e coletivo, melhorando a qualidade de vida. O objetivo do trabalho foi fazer uma reflexão acerca da utilização de plataformas digitais educacionais, recursos audiovisuais do YouTube®, estudos de casos clínicos e paródias como instrumentos que permitam uma educação dialógica e transformadora no ensino de Parasitologia. Foi produzida uma Sequência Didática, com estratégias de ensino interativas e que utilizam ferramentas pedagógicas tecnológicas. O público alvo desse trabalho são alunos da 3ª série do ensino médio de uma escola particular em Belo Horizonte, que estão próximos a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi concedida aos alunos a autoridade para solucionarem os problemas, tendo que respeitar as opiniões diversas e lidar com as diferenças e, com isso, a análise dos dados foca em mensurar o grau de Engajamento Disciplinar Produtivo dos alunos no decorrer das atividades propostas. Foi observado nos estudantes uma interação, colaboração e cooperação entre eles, tendo em vista que as atividades se mostraram motivadoras, a partir da aplicação de recursos digitais na vida escolar. | - |
Descrição: dc.description | The use of various technological resources by "digital natives", whether for communication, entertainment, socialization or even support or educational purposes, is increasingly common these days. Although technology can bring many benefits, it is important to use these tools responsibly and safely, in addition to applying them to learning. The use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) requires a transformation of the teaching-learning process. Multitasking subjects and digital classrooms are a favorable combination for methodological pluralism, which advocates the use of different teaching procedures, so that learning can reach a greater diversity of students. The Covid-19 pandemic brought many educational challenges for students who spent three years in social isolation, with that, the use of digital platforms could contribute a lot to learning, as they are easily manipulated by them. The teaching of Parasitology is a relevant means of approach, aiming at the emancipation of the subject as a constructor agent of new behaviors and health education permeates the chosen theme, as it makes the school environment conducive to disseminating content that favors actions aimed at health and individual well-being and collective, improving the quality of life. The objective of this work was to reflect on the use of educational digital platforms, audiovisual resources from YouTube®, clinical case studies and parodies as instruments that allow a dialogical and transformative education in the teaching of Parasitology. A Didactic Sequence was produced, with interactive teaching strategies that use technological pedagogical tools. The target audience for this work are 3rd grade high school students from a private school in Belo Horizonte, who are about to take the National High School Examination (ENEM). Students were given the authority to solve problems, having to respect different opinions and deal with differences and, with that, data analysis focuses on measuring the degree of Productive Disciplinary Engagement of students during the proposed activities. An interaction, collaboration and cooperation between them was observed in the students, considering that the activities proved to be motivating, based on the application of digital resources in school life. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 24/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paródias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Casos clínicos | - |
Título: dc.title | Ensino de parasitoses intestinais em uma sala de aula digital : um espaço compartilhado pela investigação clínica, música e tecnologia. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: