Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:42:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:42:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18801-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3767-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021922-
Descrição: dc.descriptionEste relato autobiográfico foi escrito a partir de causos, que procuram apresentar as concepções de seu autor acerca do processo de ensino e aprendizagem e formação docente de professores de ensino de Ciências e Biologia. Essas concepções se originam de uma percepção de que há uma perpetuação de um ensino de Biologia, enciclopédico, descritivo, e, portanto, sem vida. Para contrapor essa abordagem recorrente da biologia escolar, esses causos trazem situações em que sujeitos encontraram oportunidades para se identificar como seres singulares, com vivências e experiências, que podem e devem ser compartilhadas em salas de aulas. São exemplos, que evidenciam a busca de um processo formativo, que se abre para novas possibilidades de se compreenderem a vida, os seres vivos e os territórios.-
Descrição: dc.descriptionThis autobiographical account is based on personal experiences and anecdotes that aim to present the author's opinions regarding teaching and learning processes and the training of Science and Biology teachers. The author perceives a tendency towards an encyclopedic and descriptive approach to biology teaching, which can make the subject appear lifeless. To counteract this approach, the anecdotes presented in this account describe situations in which individuals are able to identify themselves as unique beings with experiences and life stories that can and should be shared in classrooms. These examples highlight the importance of pursuing a formative process that opens up new possibilities for understanding life, living beings, and territories.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsSob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) . Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões étnico-raciais-
Palavras-chave: dc.subjectTerritórios-
Título: dc.titleVamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa.-
Título: dc.titleLet's talk about life in biology? : an invitation to open our classes to what captives us.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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