
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:42:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:42:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18801 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3767 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021922 | - |
| Descrição: dc.description | Este relato autobiográfico foi escrito a partir de causos, que procuram apresentar as concepções de seu autor acerca do processo de ensino e aprendizagem e formação docente de professores de ensino de Ciências e Biologia. Essas concepções se originam de uma percepção de que há uma perpetuação de um ensino de Biologia, enciclopédico, descritivo, e, portanto, sem vida. Para contrapor essa abordagem recorrente da biologia escolar, esses causos trazem situações em que sujeitos encontraram oportunidades para se identificar como seres singulares, com vivências e experiências, que podem e devem ser compartilhadas em salas de aulas. São exemplos, que evidenciam a busca de um processo formativo, que se abre para novas possibilidades de se compreenderem a vida, os seres vivos e os territórios. | - |
| Descrição: dc.description | This autobiographical account is based on personal experiences and anecdotes that aim to present the author's opinions regarding teaching and learning processes and the training of Science and Biology teachers. The author perceives a tendency towards an encyclopedic and descriptive approach to biology teaching, which can make the subject appear lifeless. To counteract this approach, the anecdotes presented in this account describe situations in which individuals are able to identify themselves as unique beings with experiences and life stories that can and should be shared in classrooms. These examples highlight the importance of pursuing a formative process that opens up new possibilities for understanding life, living beings, and territories. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) . Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questões étnico-raciais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Territórios | - |
| Título: dc.title | Vamos falar de vida na biologia? : um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa. | - |
| Título: dc.title | Let's talk about life in biology? : an invitation to open our classes to what captives us. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: