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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Milton | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Fábio Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor | Torisu, Edmilson Minoru | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Lucas Fré | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18417 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021875 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação teve por objetivo geral investigar como a perspectiva etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto da sala de aula. Os objetivos específicos desse estudo estavam relacionados com: a) apresentar uma definição sobre os alunos com Altas Habilidades/Superdotação como membros de um grupo sociocultural específico; b) identificar quais são as principais características que possam definir esses alunos como um grupo cultural específico; c) desenvolver ações pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática conforme os pressupostos do Programa Etnomatemática; e d) entender a maneira como ocorre o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático nesses alunos com o intuito de promover a sua inclusão no ambiente escolar. De acordo com esses objetivos, este estudo buscou responder a seguinte questão de investigação: como a perspectiva etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de alunos com Altas Habilidades/Superdotação em sala de aula? Com esse propósito, foi desenvolvida uma ação pedagógica estruturada nos pressupostos do Programa Etnomatemática, tendo como participantes da pesquisa 8 (oito) alunos do 6o ano e 7o ano do Ensino Fundamental matriculados na rede pública e privada de ensino de uma cidade da região dos Campos das Vertentes, no Sul de Minas Gerais, que são assistidos por um centro de atendimento para alunos com Altas Habilidades/Superdotação. Também estão incluídos como participantes deste estudo 2 (dois) professores voluntários de Matemática que lecionavam para esses alunos durante a realização desta pesquisa. Além disso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: um questionário inicial e um final com os alunos participantes; uma entrevista semiestruturada inicial e uma final com os professores voluntários participantes; 3 (três) blocos de atividades e o diário de campo do pesquisador. Para a apresentação, análise dos dados obtidos e interpretação dos resultados desta pesquisa foi utilizado o design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados por meio da identificação de códigos preliminares (codificação aberta) e de categorias conceituais (codificação axial). Nesse processo, foram identificadas 4 (quatro) categorias conceituais: a) Matemática, Alunos com Altas Habilidades/Superdotação e o Contexto Escolar; b) Estratégias e Processos de Resolução de Situações-problema; c) Alunos com Altas Habilidades/Superdotação como Membros de um Grupo Cultural Distinto; e d) Ação Pedagógica do Programa Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo evidenciaram que as atividades propostas em uma perspectiva etnomatemática propiciaram um ambiente enriquecedor para o ensino de Matemática para os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, promovendo ações pedagógicas motivadoras que puderam potencializar o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático desses alunos. Além disso, esta pesquisa promoveu a visibilidade dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação, como membros de um grupo cultural distinto, que teve como objetivo ressaltar a necessidade de sua inclusão no sistema escolar e na sociedade, com o intuito de promover a justiça social em busca da paz total. | - |
Descrição: dc.description | This master’s thesis has the general objective of investigating how an ethnomathematical perspective can contribute to the development of logical mathematical reasoning of gifted students in the classroom context. The specific objectives of this study were related to: a) presenting a definition of gifted students as members of a specific sociocultural group; b) the identification of the main characteristics that could define these students as a specific cultural group; c) develop pedagogical actions for the teaching and learning process in mathematics according to the assumptions of the ethnomathematics program; and d) understand how the development of logical mathematical reasoning occurs in these students with the aim of promoting their inclusion in the school environment. In accordance with these objectives, this study sought to answer the following research question: How can an ethnomathematical perspective contribute to the development of logical mathematical reasoning in gifted students in the classroom? With this purpose, a pedagogical action structured on the premises of the Ethnomathematics Program was developed, with research participants being 8 (eight) students from an Middle school 6th year and 7th year, who were enrolled in the public and private education network of a city in Minas Gerais, which is assisted by a service center for gifted students Also, included as participants in this study are 2 (two) volunteer mathematics teachers who taught these students during the conduction of this research. Furthermore, the following data collection instruments were used: an initial and final questionnaire with participating students; an initial and final semi-structured interviews with the participating volunteer teachers; 3 (three) modules of activities, and the researcher's field diary with the aim of recording the researcher's perceptions during the development of the module of activities proposed for this investigation. For the presentation and data analysis and the for the interpretation of the results of this research, the methodological design adapted from Grounded Theory was used through the identification of preliminary codes (open coding) and conceptual categories (axial coding). In this process, 4 (four) conceptual categories were identified: a) mathematics gifted students and the school context; b) Strategies and processes for resolving problem situations; c) gifted students as members of a distinct cultural group; and d) pedagogical action of the ethnomathematics program. The results obtained in this study showed that the activities proposed from an ethnomathematical perspective provided an enriching environment for teaching mathematics to gifted students, promoting motivating pedagogical actions that enhanced the development of these students' mathematical logical reasoning. Furthermore, this research promoted the visibility of gifted students as members of a distinct cultural group, which aimed to highlight the need for their inclusion in the school system and society, with the aim of promoting social justice in search for total peace. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Altas habilidades/superdotação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio lógico matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática inclusiva | - |
Título: dc.title | Investigando o raciocínio lógico matemático de alunos com altas habilidades/superdotação na perspectiva do programa etnomatemática. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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