Conexões entre o ensino de arte e o contexto dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.contributorSilva, Walesson Gomes da-
Autor(es): dc.creatorPinto, Natalia Adriana Couy-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:41:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:41:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20495-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021851-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa envolveu a realização de um estudo sobre o ensino de Arte para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi compreender se há conexão entre a realidade artística e cultural em que se encontram os sujeitos jovens e adultos com o ensino de Arte presente nas salas de aula da EJA. Por sua vez, os objetivos específicos foram: perceber como os estudantes da EJA compreendem a Arte; identificar como se caracteriza o ensino da Arte na EJA; identificar se a Arte, em suas mais variadas formas, presenças e linguagens artísticas, está presente em sala de aula; verificar se as práticas estimulam a fruição da Arte como forma de conhecimento e valorização cultural para os estudantes da EJA. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e a metodologia utilizada para alcançar os objetivos foi o levantamento de referências relevantes ao tema, o que incluiu a análise da literatura sobre Arte na EJA, e uma pesquisa de campo com realização de entrevistas semiestruturadas com dois estudantes e duas professoras da modalidade. As escolas que serviram como campo da pesquisa estão localizadas nos municípios de Contagem e Ibirité, ambos pertencentes à região metropolitana de Belo Horizonte-MG. O estudo evidenciou que a conexão dos saberes prévios dos estudantes com aquilo que é abordado em sala de aula é uma marca importante para que, de fato, alunos e professores firmem, no ensino de Arte, relações de interesse por meio das aulas e por meio do diálogo.-
Descrição: dc.descriptionThis research involves conducting a study on Art Education for students in Youth and Adult Education (EJA). The objective is to understand whether there is a connection between the artistic and cultural reality in which young and adult subjects find themselves and the Art education present in EJA classrooms. The specific objectives are: to understand how EJA students understand art; to identify how Art education is characterized in EJA; to identify whether Art in its most varied forms, presences and artistic languages are present in the classroom; to verify whether the practices stimulate the enjoyment of Art as a form of knowledge and cultural appreciation for EJA students. The research was developed with a qualitative approach, and the methodology used to achieve the objectives was the survey of relevant references to the topic, including an analysis of the literature involving the topic of Art in EJA, followed by a field research in which semi-structured interviews were conducted with two students and two EJA teachers. The schools that served as the research field are located in the cities of Contagem and Ibirité, both belonging to the metropolitan region of Belo Horizonte- MG. This study showed that the connection of students' prior knowledge with what is addressed in the classroom is an important mark for students and teachers to establish relationships of interest in art education through classes and through dialogue.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/06/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectArte - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação popular-
Título: dc.titleConexões entre o ensino de arte e o contexto dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.