
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Antunes, Fabrício Mendes | - |
| Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Francely Aparecida dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19459 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/1980-4415v38a230156 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021850 | - |
| Descrição: dc.description | Tomando como objetivo compreender como affordance e agência implicam a avaliação de materiais curriculares, discutimos a relação entre professores e materiais, dando ênfase à avaliação e sua implicação para a escolha de materiais ou parte deles. A pesquisa se caracteriza com abordagem qualitativa e estudo de caso. Três professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em turmas da Educação do Campo são as colaboradoras da pesquisa, concedendo entrevista semiestruturada que, após serem lidas e textualizadas, foram organizadas em três unidades de análise. Os resultados indicam que, além dos materiais e professoras assumirem a agência, ainda ocorre deslocamento para o perfil dos estudantes campesinos; desvenda que as affordances possibilitam aos estudantes construir aprendizagens com sentidos e significados a partir da identidade, valores, cultura e conhecimentos dos povos campesinos. | - |
| Descrição: dc.description | With the objective of understanding how affordance and agency imply the evaluation of curriculum materials, we discuss the relationship between teachers and materials, emphasizing evaluation and its implication for the choice of materials or part of them. The research is characterized by a qualitative approach and case study. Three teachers who teach Mathematics in Elementary School in Rural Education classes are the research collaborators, granting semi-structured interviews that, after being read and textualized, were organized into three units of analysis. The results indicate that, in addition to the materials and teachers taking over the agency, there is still a shift to the profile of rural students; revealing that affordances allow students to build learning with senses and meanings based on the identity, values, culture and knowledge of peasant peoples. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação professor-materiais curriculares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de materiais curriculares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Affordance | - |
| Título: dc.title | Avaliação de materiais curriculares de Matemática, no contexto da educação do campo, implicada por affordance e agência. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: