Avaliação de materiais curriculares de Matemática, no contexto da educação do campo, implicada por affordance e agência.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAntunes, Fabrício Mendes-
Autor(es): dc.creatorJanuario, Gilberto-
Autor(es): dc.creatorSantos, Francely Aparecida dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:41:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:41:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19459-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/1980-4415v38a230156-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021850-
Descrição: dc.descriptionTomando como objetivo compreender como affordance e agência implicam a avaliação de materiais curriculares, discutimos a relação entre professores e materiais, dando ênfase à avaliação e sua implicação para a escolha de materiais ou parte deles. A pesquisa se caracteriza com abordagem qualitativa e estudo de caso. Três professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em turmas da Educação do Campo são as colaboradoras da pesquisa, concedendo entrevista semiestruturada que, após serem lidas e textualizadas, foram organizadas em três unidades de análise. Os resultados indicam que, além dos materiais e professoras assumirem a agência, ainda ocorre deslocamento para o perfil dos estudantes campesinos; desvenda que as affordances possibilitam aos estudantes construir aprendizagens com sentidos e significados a partir da identidade, valores, cultura e conhecimentos dos povos campesinos.-
Descrição: dc.descriptionWith the objective of understanding how affordance and agency imply the evaluation of curriculum materials, we discuss the relationship between teachers and materials, emphasizing evaluation and its implication for the choice of materials or part of them. The research is characterized by a qualitative approach and case study. Three teachers who teach Mathematics in Elementary School in Rural Education classes are the research collaborators, granting semi-structured interviews that, after being read and textualized, were organized into three units of analysis. The results indicate that, in addition to the materials and teachers taking over the agency, there is still a shift to the profile of rural students; revealing that affordances allow students to build learning with senses and meanings based on the identity, values, culture and knowledge of peasant peoples.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campo-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-materiais curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de materiais curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectAgência-
Palavras-chave: dc.subjectAffordance-
Título: dc.titleAvaliação de materiais curriculares de Matemática, no contexto da educação do campo, implicada por affordance e agência.-
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