
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Amaral, Marco Antonio | - |
| Autor(es): dc.creator | Wardil, Lucas Lages | - |
| Autor(es): dc.creator | Perc, Matjaz | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Jafferson Kamphorst Leal da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16072 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://journals.aps.org/pre/abstract/10.1103/PhysRevE.94.032317 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1103/PhysRevE.94.032317 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021801 | - |
| Descrição: dc.description | In times of plenty expectations rise, just as in times of crisis they fall. This can be mathematically described as a win-stay-lose-shift strategy with dynamic aspiration levels, where individuals aspire to be as wealthy as their average neighbor. Here we investigate this model in the realm of evolutionary social dilemmas on the square lattice and scale-free networks. By using the master equation and Monte Carlo simulations, we find that cooperators coexist with defectors in the whole phase diagram, even at high temptations to defect. We study the microscopic mechanism that is responsible for the striking persistence of cooperative behavior and find that cooperation spreads through second-order neighbors, rather than by means of network reciprocity that dominates in imitation-based models. For the square lattice the master equation can be solved analytically in the large temperature limit of the Fermi function, while for other cases the resulting differential equations must be solved numerically. Either way, we find good qualitative agreement with the Monte Carlo simulation results. Our analysis also reveals that the evolutionary outcomes are to a large degree independent of the network topology, including the number of neighbors that are considered for payoff determination on lattices, which further corroborates the local character of the microscopic dynamics. Unlike large-scale spatial patterns that typically emerge due to network reciprocity, here local checkerboard-like patterns remain virtually unaffected by differences in the macroscopic properties of the interaction network. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Título: dc.title | Stochastic win-stay-lose-shift strategy with dynamic aspirations in evolutionary social dilemmas. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: