Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Moura, Roseli Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Davidson Paulo Azevedo | - |
Autor(es): dc.contributor | Moura, Roseli Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Sad, Lígia Arantes | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, José Fernandes da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Sérgio Geraldo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18253 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021726 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente investigação tem como objetivo analisar, na esfera da História da Educação Matemática, a partir do Mensageiro Rural, quais perspectivas de Ensino de Aritmética emergem da metodologia proposta por Helena Antipoff, advindas da coluna o Canto da Matemática, no Mensageiro Rural. Essa investigação se justifica pela importância do trabalho desta psicóloga e educadora para a Educação em Minas Gerais, bem como para a Psicologia no Brasil. Quanto à escolha do Mensageiro Rural como fonte primária de pesquisa, destaca-se a razão de ter circulado do ano de 1953 até o ano de 1985, servindo de meio para comunicar tudo o que se referia aos acontecimentos da época, nos cursos de formação rural, sobretudo acerca da Educação, auxiliando os professores do Estado de Minas Gerais, em comum acordo com os objetivos pedagógicos vigentes em diversas etapas desse longo período. A pesquisa está ancorada em uma proposta historiográfica, a qual nos convida a refletir sobre a História e suas transfigurações na concepção de uma história cultural. A proposta é tratar da relevância da contextualização de documentos, buscando compreender o texto no contexto de sua época, inclusive o significado das palavras e expressões empregadas. Temos como objetivos específicos, identificar no Mensageiro Rural, o Ensino de Aritmética compreendido entre os anos de 1953 a 1985, a partir da investigação do Mensageiro Rural, alinhado a descrever os aspectos contextuais e algumas correntes pedagógicas da época e por último, apontar as possíveis perspectivas de ensino, presentes no Canto da Matemática, evocadas acerca da Aritmética. A metodologia da pesquisa está pautada por discussões em torno das relações humanas, sociais e qualitativas do tipo documental. O campo da pesquisa foi o Museu Helena Antipoff, localizado no espaço denominado Fundação Helena Antipoff, na cidade de Ibirité- MG. Após o reconhecimento e a identificação das possibilidades de realização da investigação, nos debruçamos à produção dos dados com visitas regulares, detalhadas em nosso percurso teórico metodológico. Dentre os resultados da investigação, observamos que os Mensageiros Rurais de números 2, 3 e 4 do ano de 1953, apresentavam uma proposta metodológica para o ensino da Aritmética, mediante a utilização do material concreto (espigas de milho), publicada em uma coluna denominada O Canto da Matemática. Portanto, podemos inferir que foi possível perceber, uma proposta de ensino com a utilização de espigas de milho, para auxiliar no ensino de aritmética. A proposta metodológica contemplava noções de quantidade, paridade de números, sistema numérico decimal e, por fim, a noção concreta de números primos. Pode-se observar, que nesses exemplares encontram-se algumas orientações pedagógicas que norteava os professores, nesse ensino, com o intuito de ser trabalhada com seus alunos em sala de aula. Observamos uma reincidência de um ensino voltado à utilização de material concreto como metodologia para o Ensino de Aritmética. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this research is to analyze, in the sphere of the History of Mathematics Education, based on the Mensageiro Rural, which perspectives on the Teaching of Arithmetic emerge from the methodology proposed by Helena Antipoff, from the column o Canto da Matemática, in the Mensageiro Rural. This investigation is justified by the importance of the work of this psychologist and educator for education in Minas Gerais, as well as for psychology in Brazil. As for the choice of Mensageiro Rural as the primary source of research, we highlight the reason why it circulated from 1953 to 1985, serving as a means of communicating everything that related to the events of the time, in rural training courses, especially about Education, helping teachers in the state of Minas Gerais, in agreement with the pedagogical objectives in force at various stages of this long period. The research is anchored in a historiographical proposal, which invites us to reflect on history and its transfigurations in the conception of a cultural history. The proposal is to address the relevance of contextualizing documents, seeking to understand the text in the context of its time, including the meaning of the words and expressions used. Our specific objectives are to identify the teaching of arithmetic in Mensageiro Rural between 1953 and 1985, based on an investigation of Mensageiro Rural, in line with describing the contextual aspects and some of the pedagogical currents of the time and, finally, to point out the possible teaching perspectives evoked about arithmetic in Canto da Matemática. The research methodology is based on discussions of human, social and qualitative relations of the documentary type. The field of research was the Helena Antipoff Museum, located in the Helena Antipoff Foundation, in the city of Ibirité-MG. After recognizing and identifying the possibilities for carrying out the research, we set about producing data through regular visits, detailed in our theoretical methodological path. Among the results of the investigation, we observed that the Mensageiros Rurais (Rural Messengers) numbers 2, 3 and 4 from 1953 presented a methodological proposal for teaching arithmetic, using concrete material (corn cobs), published in a column called O Canto da Matemática (The Math Corner). Therefore, we can infer that it was possible to see a teaching proposal using corn cobs to help teach arithmetic. The methodological proposal included notions of quantity, parity of numbers, the decimal number system and, finally, the concrete notion of prime numbers. It can be seen that these copies contain some pedagogical guidelines that guided teachers in this teaching, with the aim of working with their students in the classroom. We observed a recurrence of teaching focused on the use of concrete material as a methodology for teaching arithmetic. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/05/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Helena Antipoff | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mensageiro rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canto da matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de aritmética | - |
Título: dc.title | O canto da matemática no Mensageiro Rural : o ensino de aritmética para professores rurais na perspectiva de Helena Antipoff. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: