
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Paixão, Jairo Antônio da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paixão, Jairo Antônio da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marilene Nogueira e | - |
| Autor(es): dc.contributor | Braúna, Rita de Cássia de Alcântara | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Maria Teresa Sudário Rocha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7706 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021721 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo do estudo foi analisar, nas percepções de acadêmicos de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), possíveis construções e reconstruções da identidade profissional docente em períodos de realização dos estágios supervisionados. A pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva, e participaram 11 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFOP que se encontravam entre o sexto e oitavo períodos letivos do curso. Para a coleta de dados, foi utilizado um Roteiro de Entrevista semiestruturada criado a partir de uma revisão literária, e, para a análise dos dados, foi empregada a Análise de Conteúdo. Foi encontrado, no presente estudo, que o estágio colaborou para a (re)construção da identidade profissional de parte dos entrevistados, por gerar ressignificações do ambiente escolar, da Educação Física e dos professores que os acompanharam nas escolas escolhidas. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this study was to analyze, in the perceptions of undergraduate students in Physics Education of the Federal University of Ouro Preto (UFOP), possible constructions and reconstructions of the professional identity of teachers during periods of supervised internships. The research was qualitative of the descriptive type, and 11 students of the Undergraduate Course in Physical Education in UFOP who were between the sixth and eighth academic periods of the course participated. For the data collection, it was used a Semi structured Interview Roadmap created based on a literary review, and, for the analysis of the data, Content Analysis was used. It was found, in the present study, that the internship contributed to the (re) construction of the professional identity of part of the interviewees, for generating resignifications of the school environment, the Physical Education and the teachers that accompanied them in the chosen schools. Key words: Teaching Identity; Supervised internship; PE. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos - estágios supervisionados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículos - identidade docente | - |
| Título: dc.title | Percepções de acadêmicos de licenciatura em educação física sobre a profissão docente e suas relações com o estágio curricular supervisionado. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: