Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Figueredo, Giacomo Patrocinio | - |
Autor(es): dc.contributor | Figueredo, Giacomo Patrocinio | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Larissa Adorno Marciotto | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Ricardo José | - |
Autor(es): dc.creator | Damasceno, Lucas Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18416 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021671 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa, vinculada à Linha 2 – Estudos Linguísticos, Estudos da Tradução e Patrimônio Cultural do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, filia-se ao estudo de gêneros, estando direcionada ao estudo das narrativas (MARTIN; PLUM, 1997; ROSE, 2017). A pesquisa busca respaldo teórico-metodológico no arcabouço da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) de modo a contribuir para o estudo dos gêneros (OLIVEIRA, 2017; SAIORO, 2021; FIGUEREDO et al. 2022) ao buscar uma melhor compreensão acerca da organização linguística da Narrativa Complexa enquanto gênero (CHION, 1989; FIELD, 2001; LIMA, 2007). A Taxonomia dos Gêneros da LSF (ROSE, 2017, p. 3) não contempla o gênero Narrativa Complexa, que seria uma narrativa com estrutura diferente da que está detalhada na Taxonomia (cf. FIELD, 2001, p. 11). Para além disso, a Narrativa Complexa apresenta diálogos entre personagens que não são meramente pragmáticos ou casuais, visto que estes também contribuem para o desenvolvimento do enredo e de seus personagens através da troca de significados (CHION, 1989, p. 101). Tais interações não foram abordadas, em contexto ficcional, por pesquisas anteriores na área da LSF que descrevem a estrutura de diálogos (EGGINS; SLADE, 1997; VENTOLA, 2005). Sem a descrição desta outra variedade de narrativa, com foco nos sistemas e categorias interpessoais, não é possível determinar a posição deste gênero não-descrito pela Linguística Sistêmico-Funcional na Taxonomia de Gêneros. Por consequência, não seria possível desenvolver estudos futuros sobre uma variedade de (hipotéticos) gêneros narrativos de estrutura em diálogo consumidos na atualidade (filmes, séries, videogames, etc.), visto que estes demandam uma análise focada nos sistemas e categorias interpessoais. Motivado pela necessidade de expandir os estudos de gêneros da LSF, o presente projeto tomou como diretriz o mapeamento dos padrões pelas quais o sistema linguístico dispõe recursos para a produção de significado (FIGUEREDO et al., 2022) que realizam a Narrativa Complexa e suas características particulares (MCKEE, 2013). Os resultados apontaram que a Narrativa Complexa se trata, de fato, de um novo tipo de narrativa, dentro da Família das Narrativas, de estrutura complexa. Ela possui um padrão fractal, ou seja, composta de outras narrativas simples em sua estrutura (ROSE, 2017). Desse modo, os sistemas e categorias interpessoais utilizados na análise de dados mostraram-se relevantes para pesquisas de descrição de gêneros narrativos, já que o sistema semântico-discursivo da NEGOCIAÇÃO, da metafunção interpessoal, foi detectado como sistema-chave da narrativa complexa. | - |
Descrição: dc.description | This research draws theoretical and methodological support from the framework of Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) to contribute to genre studies (OLIVEIRA, 2017; SAIORO, 2021; FIGUEREDO et al. 2022) by seeking a better understanding of the linguistic organization of the Complex Narrative as a genre (CHION, 1989; FIELD, 2001; LIMA, 2007). The Taxonomy of Genres in SFL (ROSE, 2017, p. 3) does not encompass the Complex Narrative genre, which differs in structure from the one detailed in the Taxonomy (cf. FIELD, 2001, p. 11). Furthermore, the Complex Narrative presents dialogues between characters that are not merely pragmatic or casual, as they also contribute to the plot and character development through the exchange of meanings (CHION, 1989, p. 101). Such interactions have not been addressed in fictional contexts by previous SFL research describing dialogue structures (EGGINS; SLADE, 1997; VENTOLA, 2005). Without a description of this other type of narrative, focusing on interpersonal systems and categories, it is impossible to determine the position of this undescribed genre by Systemic Functional Linguistics in the Genre Taxonomy. Consequently, future studies of a variety of (hypothetical) narrative genres with dialogic structures consumed in contemporary media (films, series, video games, etc.) cannot be developed, as they require an analysis focused on interpersonal systems and categories. Motivated by the need to expand SFL genre studies, this project aimed to map the patterns through which the linguistic system provides resources for meaning production (FIGUEREDO et al., 2022) in Complex Narrative and its specific characteristics (MCKEE, 2013). The results indicated that the Complex Narrative is indeed a new type of narrative within the Family of the Narratives. It has a complex structure as it exhibits a fractal pattern, composed of simpler narratives in its structure (ROSE, 2017). Thus, the interpersonal systems and categories used in data analysis proved relevant for descriptive research on narrative genres, with the NEGOTIATION discourse system from the interpersonal metafunction identified as a key system of the complex narrative. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso narrativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinematografia | - |
Título: dc.title | O conflito no diálogo de produções cinematográficas : um estudo sistêmico- funcional de narrativas complexas. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: