Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Morais, Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20698 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://journals.ual.pt/galileu/wp-content/uploads/2024/12/Galileu_XXIV_1-2_Estetica.pdf | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26619/2184-1845.XXIV.1/2.8 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021639 | - |
Descrição: dc.description | El presente ensayo, que es un recorte de una investigación en curso que tiene como eje central el estudio de la estética del sistema de justicia criminal, tiene como objetivo presentar una revisión de la comprensión de lo contradictorio, como principio regente del proceso penal, buscando demostrar la necesidad de afirmar la plasticidad del referido principio como forma de visibilizar la participación de personas vulnerables como sujetos eventuales de la escena procesal, en la condición de proceso de personas acusadas, víctimas o testigos. La investigación usa como estrategia teórica la estética, con el objetivo de demostrar los errores y desvíos de la racionalidad moderna procesal y proponer una corrección de rumbos, para que el proceso penal permita el ejercicio de los derechos y garantías para todas las personas, en especial, por comprender la violencia del proceso penal, sobre todo en relación a las personas vulnerables por la incapacidad de no comprender al otro en su diversidad y pluralidad. Se busca darle otros significados a los propios marcos teóricos del proceso por medio de una propuesta estética desde la mirada femenina, para que la escena procesal pueda permitir la actuación de todas las personas, en especial a las que no se integran al núcleo heteronormativo. Al conectar por medio de la estética el mundo de lo sensible se busca identificar cómo la plasticidad de lo contradictorio comprendida a partir de lo femenino puede superar el desafío de garantizar la participación plural y multiversa en el proceso penal. | - |
Descrição: dc.description | The present essay, which is an excerpt from an ongoing research that has as its central axis the study of the aesthetics of the criminal justice system, aims to present a review of the understanding of the Adversarial Principle as a ruling one for the criminal due process of law, while seeks to demonstrate the need to affirm the plasticity of this principle as a way of enabling the participation of vulnerable parties, who are occasional subjects on the criminal proceedings scene, while defendants, victims or witnesses. The article uses the aesthetics as its theoretical strategy in order to demonstrate the mistakes and deviousness contained in modern logic, applied to the criminal due process of law, and to propose a course correction in a way for it to allow the exercise of rights and guarantees by all people, precisely through the understanding of the violence that criminal proceedings are in itself, most of all to people that are vulnerable due to the inability of understanding the other in its diversity and plurality. It is the purpose of this study to redefine the theoretical frameworks of the criminal due process of law through an aesthetic proposal of the female perspective, so that the procedural scene can allow the performance of all people, especially those who are not part of the heteronormative core. By connecting the criminal proceedings to the sensitive world through the aesthetics, we seek to identify how the plasticity of the Adversarial Principle (Contradictory), while understood from the feminine point of view, can overcome the challenge of guaranteeing a plural and multiverse participation in criminal proceedings. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proceso penal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contradictorio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plasticidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Femenino | - |
Título: dc.title | La estetica de lo contradictorio en el proceso penal : una visión a traves de la mirada de lo femenino. | - |
Título: dc.title | The aesthetics of the contradictory in the criminal procedure : a vision through the feminine. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: