Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Curi Filho, Wagner Ragi | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Beatriz Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Laura Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Ventura, Marna Lais Bride | - |
Autor(es): dc.creator | Saravia, Edgard Gregory Torres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19166 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.12957/interag.2022.65849 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021612 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um diagnóstico sobre como discentes extensionistas de cursos das áreas tecnológicas compreendem a extensão universitária e suas diretrizes, a saber: dialogicidade; interprofissionalidade, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto na formação do estudante e impacto na transformação social. Para realização do trabalho foram analisadas 40 respostas de estudantes que participaram de ações de extensão no ano de 2020. Os estudantes responderam um questionário composto por perguntas objetivas e um campo para comentários. Todos os respondentes eram alunos de uma unidade acadêmica de cursos das áreas tecnológicas de uma universidade pública brasileira, situada no interior de Minas Gerais. As respostas foram agrupadas em nove blocos conforme organização do questionário, estruturado de forma pregressa à sua aplicação. Os resultados sugerem que a prática efetiva da dialogicidade ainda é um grande desafio para os estudantes, embora a comunicação seja de grande preocupação para os respondentes. Buscar desenvolvimento pessoal e técnico é uma das principais motivação para a participação de ações de extensão, apesar do foco no impacto na transformação social. Melhorar a comunicação deve ser um dos objetivos da gestão da extensão universitária, pois os meios institucionais não alcançam sequer a comunidade acadêmica, ainda que as redes sociais tenham ampliado esse alcance. | - |
Descrição: dc.description | This article presents a diagnosis on how extension students of courses in the technological areas understand university extension and its guidelines, namely: dialogicity; interprofessionality, inseparability between teaching, research and extension; impact on student training and impact on social transformation. To carry out the work, 40 responses from students who participated in extension actions in 2020 were analyzed. The students answered a questionnaire composed of objective questions and a field for comments. All respondents were students from an academic unit of courses in the technological areas of a Brazilian public university, located in the interior of Minas Gerais. The answers were grouped into nine blocks according to the organization of the questionnaire, carried out prior to its application. The results suggest that the effective practice of dialogicity is still a major challenge for students, although communication is of great concern to respondents. Seeking personal and technical development is one of the main motivations for participating in extension actions, despite the great concern with the impact on social transformation. Improving communication should be one of the objectives of university extension management, as institutional means do not even reach the academic community, although social networks have expanded this reach. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Interagir permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5587>. Acesso em: 14 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção dos estudantes das áreas tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes da extensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão da extensão | - |
Título: dc.title | A extensão universitária em uma perspectiva de discentes de cursos das áreas tecnológicas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: