Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Diniz, Amanda Popolino | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Raquel de Deus | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, George Luiz Lins Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Meireles, Adriana Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19847 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/ijerph21060804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021564 | - |
Descrição: dc.description | This cross-sectional study, carried out between October and December 2020 in two Brazilian cities, aimed to evaluate the joint association of education and sex with habitual and episodic excessive alcohol consumption during the COVID-19 pandemic. Habitual alcohol consumption was defined as drinking any quantity of alcohol at least once per week. Excessive episodic alcohol consumption was defined as the consumption of five or more drinks by men or four or more drinks by women at least once in the last 30 days. Adjusted multivariate logistic regression models were used to analyze associations of education and sex with alcohol consumption. Education was not associated with habitual alcohol consumption and excessive episodic alcohol consumption. However, when evaluating the joint effect between education and sex, it can be seen that men with low education were more likely to habitually consume (OR: 5.85; CI95:2.74–14.84) and abuse alcohol (OR: 4.45; IC95:1.54–12.82) and women with high education were more likely to have habitual (OR: 2.16; IC95:1.18–3.95) and abusive alcohol consumption (OR: 2.00; IC95:1.16–3.43). These findings highlight themodifying effect of sex on the relationship between education and alcohol consumption, such that education influenced alcohol consumption differently between sexes during the pandemic. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This article is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License, which permits any non-commercial use, sharing, distribution and reproduction in any medium or format, as long as you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons licence, and indicate if you modifed the licensed material. You do not have permission under this licence to share adapted material derived from this article or parts of it. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Binge drinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alcohol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioeconomic level | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cross-sectional studies | - |
Título: dc.title | The interaction between education and sex with alcohol consumption during the COVID-19 pandemic : a cross-sectional analysis of two Brazilian cities. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: