Peace or violence : a ambiguidade dos discursos educacionais de acolhida e proteção pela confissão identitária.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDallapicula, Catarina-
Autor(es): dc.creatorLima, Gabriela Pereira da Cunha-
Autor(es): dc.creatorSoares, Guilherme-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Margareth-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:41:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:41:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16268-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.12398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021480-
Descrição: dc.descriptionUsando como mote a canção “Peace or Violence”, em que o artista belga de ascendência ruandesa Stromae questiona se o “V” é um símbolo de paz ou violência, este artigo analisa os discursos de duas notícias para pensar os processos de inclusão escolar pela confissão identitária de pessoas que não se enquadram na heterocisnormatividade regida pela branquitude. As narrativas midiáticas apresentam processos de violência institucional direcionadas à performance de gênero e à sexualidade de estudantes. Questionamos como as identidades são assumidas pelas instituições em práticas que visam a inclusão, mas também podem reverberar em violências, entrando em um debate existente sobre os ganhos e perdas no uso das identidades como estratégia de acesso a direitos perante uma matriz de dominação em que diferentes marcadores identitários se interseccionam.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico REBEH permite permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2518>. Acesso em: 27 maio. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidades-
Título: dc.titlePeace or violence : a ambiguidade dos discursos educacionais de acolhida e proteção pela confissão identitária.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.