Formação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Juliano Pereira da-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Plínio Cavalcanti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:40:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:40:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15980-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021449-
Descrição: dc.descriptionRelatamos parte de uma pesquisa em que se discute a formação matemática no curso de Licenciatura em Matemática. O foco é a relação entre os conhecimentos veiculados no processo de formação e as demandas de conhecimento da prática docente na Educação Básica. Desenvolvemos uma análise comparativa dos conhecimentos algébricos recomendados pelo currículo de formação de uma universidade federal em Minas Gerais e os conhecimentos algébricos demandados pela prática docente escolar. Os resultados apontam um forte distanciamento entre os saberes da formação e as demandas de conhecimento da prática, indicando que a formação prioriza a construção de um ponto de vista acadêmico da álgebra escolar, enquanto os conhecimentos algébricos demandados pela prática são específicos e situados: temporalmente (diferentes idades dos estudantes; diferentes estágios de desenvolvimento do pensamento algébrico etc.) e contextualmente (o contexto é a educação geral e básica, não o ensino de matemática para formar especialistas na disciplina).-
Descrição: dc.descriptionWe report research on Prospective Mathematics Teacher Education, focusing on how well the kind of algebra knowledge presented in a Teacher Education Program fits the corresponding knowledge required in school teaching practice. We compared the subject-matter knowledge recommended by a prescribed curriculum of a Mathematics Teacher Education Program in Brazil with the algebra knowledge usually required in school teaching practice. Results pointed to a significant gap between the demands of school teaching practice and knowledge prescribed by the examined curriculum. Data analysis indicates a prioritization of strictly academic mathematics by the Teacher Education Program, while school teaching practice demands a more temporally and contextually situated algebra knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação algébrica escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Título: dc.titleFormação matemática na licenciatura e demandas da prática docente escolar : o caso da Álgebra.-
Título: dc.titleProspective Teacher Education and school teaching practice : the case of Algebra.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.