
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Lucindo, Nilzilene Imaculada | - |
| Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4906 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14392 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021448 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo de abordagem qualitativa investigou as condições de trabalho de 15 Pedagogos que atuam em instituições de ensino público da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, em Minas Gerais, no Brasil. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, tendo como referencial teórico Oliveira (2004), Zeichner (1993), Codo, Vasques (2000), Fávero, Semeraro (2002), Saviani (1982) e Tardif, Lessard (2005). A análise dos dados foi desenvolvida a partir das transcrições dos relatos. Os resultados indicaram a existência de concepções distintas acerca das condições de trabalho, pois essas variam em função da rede de ensino, do tempo histórico e das expectativas que cada profissional possui. Contudo, para a maioria, as condições estão longe de serem ideais. Mediante o cotidiano a que se sujeitam, eles afirmam que sua disposição em conviver com este cenário se justifica pelo gosto daquilo que faz, pelo amor a profissão e pelo prazer que seu trabalho proporciona. | - |
| Descrição: dc.description | This qualitative study investigated the working conditions of 15 pedagogues who work in public education institutions of the Regional Superintendent of Education of Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. The methodology used was the literature and field research, theoretically based in Oliveira (2004), Zeichner (1993), Codo, Vasques (2000), Favero, Semeraro (2002), Saviani (1982) and Tardif, Lessard (2005). The data analysis was developed from the transcripts of the reports. The results indicated the existence of distinct about working conditions conceptions, as these vary depending on the school system, the historical time and the expectations that each professional has. However, for most, the conditions are far from ideal. Through the everyday that are subject, they claim that their willingness to live with this scenario is justified by what he does like, the love of the profession and pleasure that his work provides. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista E-Mosaicos estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Revista E-Mosaicos <http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/index>. Acesso em: 10 fev. 2017. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Condições de trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Profissão docente | - |
| Título: dc.title | Nas narrativas dos pedagogos, um retrato de suas condições de trabalho. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: