
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ana Carolina Gomes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mozzer, Nilmara Braga | - |
| Autor(es): dc.contributor | Passos, Camila Greff | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pazinato, Maurícius Selvero | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mozzer, Nilmara Braga | - |
| Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ana Carolina Gomes | - |
| Autor(es): dc.creator | Nepomuceno, Cassia Azevedo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18612 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021429 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | A presente dissertação discute o processo de construção de significados relacionados ao efeito estufa e ao aquecimento global, a partir de um conjunto de atividades fundamentada em modelagem e guiada pelo diagrama “Modelo de Modelagem”. Esse processo foi vivenciado por uma turma de futurs professores de química e biologia, matriculados nos cursos de licenciatura de uma universidade federal localizada no interior de Minas Gerais na disciplina metodologia de ensino de química I, que contou com uma turma de oito futuros professores e professoras. Os dados foram coletados a partir da gravação das aulas e de materiais escritos produzidos por um dos grupos, com 4 integrantes, de futuras professoras. A análise das interações discursivas e dos registros escritos conduz à conclusão de que os elementos do diagrama “Modelo de Modelagem”, os subsídios fornecidos no desenvolvimento das atividades, bem como os aspectos metodológicos relacionados às ações mediadoras da professora, desempenharam um papel significativo no processo de negociação de significados sobre os conhecimentos científicos associados aos fenômenos. Destaca-se aliado aos resultados dessa pesquisa, o desenvolvimento do seguinte produto educacional: “Conceitos físico-químicos sobre efeito estufa e das consequências da ação antropogênica em uma Sequência Didática fundamentada no ensino por modelos e modelagem”, o qual consiste em um conjunto de aulas e atividades que tem o propósito de contribuir e auxiliar outros professores de ciências terem mais possibilidades e materiais sobre a temática em diferentes abordagens de ensino. | - |
| Descrição: dc.description | The present dissertation discusses the process of constructing meanings related to the greenhouse effect and global warming, based on a set of activities grounded in modeling and guided by the 'Modeling Model' diagram. This process was experienced by a group of future chemistry and biology teachers, enrolled in the licensure programs of a federal university located in the interior of Minas Gerais, in the course Methodology of Chemistry Teaching I, which had a class of eight future teachers. Data were collected from the recording of classes and written materials produced by one of the groups, with four members, of future female teachers. The analysis of discursive interactions and written records leads to the conclusion that the elements of the 'Modeling Model' diagram, the subsidies provided in the development of the activities, as well as the methodological aspects related to the teacher's mediating actions, played a significant role in the process of negotiating meanings about the scientific knowledge associated with the phenomena. In addition to the results of this research, the development of the following educational product is highlighted: 'Physicochemical concepts on the greenhouse effect and the consequences of anthropogenic actions in a Didactic Sequence based on teaching by models and modeling,' which consists of a set of classes and activities aimed at contributing to and assisting other science teachers in having more possibilities and materials on the subject in different teaching approaches. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamentado em modelagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Efeito estufa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquecimento global | - |
| Título: dc.title | Ensino fundamentado em modelagem : construção de significados sobre efeito estufa e aquecimento global na formação de professores de Ciências. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: