Baú de Ashanti : um jogo educacional para promoção da visibilidade da mulher negra e para a descolonização do saber.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Viviane de Paula-
Autor(es): dc.creatorMuniz, Kassandra da Silva-
Autor(es): dc.creatorSilva Júnior, Elton José da-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Amanda Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:40:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:40:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17759-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://capaihc.dainf.ct.utfpr.edu.br/livro/Ebook_CAPA-CulturasAlteridadesEParticipacoesEmIHC_2020.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021425-
Descrição: dc.descriptionUm dos entraves para a implantação das políticas curriculares para a educação da temática étnico-racial deve-se à dificuldade de acesso a textos e materiais didáticos adequados, visto que são usualmente centrados no branco e desclassificam a produção intelectual africana e afro-descendente. Neste contexto, apresenta-se o jogo digital educacional intitulado “O Baú de Ashanti”, que tem como público-alvo crianças com idade superior a oito anos, e propõe a promoção da descolonização do saber e alargamento da visibilidade negra a partir do estudo da biografia de algumas mulheres negras que se destacaram na construção da história do Brasil e do mundo. Os resultados obtidos mediante avaliação do primeiro protótipo jogável sugerem que o Baú de Ashanti pode ser considerado um objeto de aprendizagem capaz de favorecer a construção de referências positivas ao narrar as histórias dessas mulheres.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora IBDSEX-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectInterfaces de informação e apresentação-
Palavras-chave: dc.subjectUso de computadores na educação-
Palavras-chave: dc.subjectComputação e sociedade-
Título: dc.titleBaú de Ashanti : um jogo educacional para promoção da visibilidade da mulher negra e para a descolonização do saber.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.