Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Géssyca Tolomeu de | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Laura Hora Rios | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Hiago Leandro Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Anderson Meireles da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marcelo Pereira dos | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Marocolo Junior, Moacir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19672 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.55905/cuadv16n2-064 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021405 | - |
Descrição: dc.description | The complex process of hormonal release and interaction of the Menstrual Cycle (MC) seems to impact the athlete's physical and psychological state. Objective: 1) investigate female athletes' understanding of MC, including its various phases and their potential effects on sports performance, 2) analyze the athletes' self-perception of sports performance during the different phases of MC and 3) identify possible ergogenic strategies (nutritional, mechanical, pharmacological, and/or psychological) adopted by athletes for alleviating premenstrual and menstrual symptoms in order to improve sports performance. Design: This exploratory cross-sectional study involved 105 competitive athletes, from 12 different sport modalities, from regional to international competitive level. Setting: Participants completed a survey assessing contraceptive use, knowledge regarding MC phases and perceptions of sports performance at different phases of MC as well as the adopted strategies to alleviate pre and menstrual symptoms to enhance sport performance. Results: Although 65.8% of the athletes reported knowing the MC phases, only 53.5% were able to identify them. Also, 60% of the athletes feel unmotivated or unwilling to exercise and 72.4% feel tired, indisposed, or self-reported worse sports performance during a certain phase of the MC, being follicular phase the most cited. Conclusions: The use of hormonal contraceptive methods, fatigue/discomfort and the number of weekly workouts seem to influence the use of nutritional aids. Competitive athletes have a limited understanding of MC, even considering that it has a detrimental effect on sports performance, especially during follicular phase. Feelings of tiredness, indisposition, or worse sports performance are the most common reasons for nutritional aids use. | - |
Descrição: dc.description | O complexo processo de liberação hormonal e interação do Ciclo Menstrual (MC) parece impactar o estado físico e psicológico do atleta. Objetivo: 1) investigar a compreensão do MC por atletas femininos, incluindo suas várias fases e seus efeitos potenciais sobre o desempenho esportivo; 2) analisar a autopercepção do desempenho esportivo por atletas durante as diferentes fases do MC; e 3) identificar possíveis estratégias ergogénicas (nutricionais, mecânicas, farmacológicas e/ou psicológicas) adotadas por atletas para aliviar os sintomas pré-menstruais e menstruais, a fim de melhorar o desempenho esportivo. Design: Este estudo transversal exploratório envolveu 105 atletas competitivos, de 12 modalidades diferentes de desporto, de nível regional a nível competitivo internacional. Configuração: Os participantes completaram uma pesquisa avaliando o uso de contracetivos, o conhecimento sobre as fases da MC e as perceções do desempenho esportivo em diferentes fases da MC, bem como as estratégias adotadas para aliviar os sintomas pré e menstruais para melhorar o desempenho esportivo. Resultados: Embora 65,8% dos atletas tenham relatado conhecer as fases do MC, apenas 53,5% conseguiram identificá-los. Além disso, 60% dos atletas se sentem desmotivados ou não dispostos a se exercitar e 72,4% se sentem cansados, indispostos ou autorreferidos pior desempenho esportivo durante uma determinada fase do MC, sendo a fase folicular a mais citada. Conclusões: O uso de métodos contracetivos hormonais, fadiga / desconforto e o número de exercícios semanais parecem influenciar o uso de ajudas nutricionais. Atletas competitivos têm um entendimento limitado do MC, mesmo considerando que ele tem um efeito prejudicial no desempenho esportivo, especialmente durante a fase folicular. Sentimentos de cansaço, indisposição ou pior desempenho esportivo são as razões mais comuns para o uso de ajudas nutricionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Cuadernos de Educación y Desarrollo (CED) uses the Creative Commons CC BY license. Fonte: Cuadernos de Educación y Desarrollo <https://ojs.europubpublications.com/ojs/index.php/ced/about>. Acesso em: 01 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance-enhancing substances | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Athletics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Menstruation | - |
Título: dc.title | Is menstrual cycle misunderstanding a bias for ergogenic aids use? : a cross sectional study. | - |
Título: dc.title | A incompreensão do ciclo menstrual é um viés para o uso de recursos ergogênicos? : um estudo transversal. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: