Uma análise sobre a taxonomia solo : aplicações na avaliação educacional.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMol, Solange Maria-
Autor(es): dc.creatorMatos, Daniel Abud Seabra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:40:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:40:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12672-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.18222/eae.v30i75.6593-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021366-
Descrição: dc.descriptionOs objetivos desta pesquisa são apresentar a Taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional e realizar uma revisão da literatura sobre o uso dessa na avaliação educacional no Brasil. A SOLO é uma taxonomia cognitiva composta por cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional; e 5) abstrato estendido. Esses níveis são subdivididos em duas categorias de aprendizagem: superficial e profunda. A SOLO apresenta muitas aplicações: avaliação de sala de aula, avaliação externa, formação de professores, elaboração de questões, entre outras. O número reduzido de pesquisas encontradas confirma o pouco uso dessa taxonomia no cenário brasileiro. Assim a contribuição do nosso trabalho é apresentar a SOLO e seus usos.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to present the SOLO Taxonomy as a methodological tool in educational assessment and to conduct a review of the literature about its use in educational assessment in Brazil. SOLO is a taxonomy comprised of five hierarchical levels of cognitive complexity: 1) prestructural; 2) unistructural; 3) multistructural; 4) relational; and 5) extended abstract. These levels are divided into two categories of learning: surface and deep. The SOLO presents many applications: classroom assessment, large scale assessment, teacher training, item formulation, among others. The reduced number of studies confirms the little use of this taxonomy in Brazil. Thus, our study contribution is to present SOLO and its uses.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/). Fonte: o próprio artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento cognitivo-
Título: dc.titleUma análise sobre a taxonomia solo : aplicações na avaliação educacional.-
Título: dc.titleAn analysis of solo taxonomy : applications in educational evaluation.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.