No Coração de Contagem : estética, política e poética cinematográfica.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoração, Cláudio Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCoração, Cláudio Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorLaia, Evandro José Medeiros-
Autor(es): dc.contributorPerez, Pedro Vaz-
Autor(es): dc.creatorPereira, Luiz Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:40:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:40:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18509-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021336-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho se propõe a investigar a produção cinematográfica emergente na cidade de Contagem-MG desde a década de 2010 através da análise detalhada de três filmes: Arábia (2017), Temporada (2018) e No Coração do Mundo (2019). A partir dessas análises, a pesquisa pretende explorar as escolhas estéticas, políticas e poéticas presentes nas obras no sentido de perceber como se dão suas inovações e quais suas possíveis contribuições para o cinema brasileiro. As temáticas, os personagens e as histórias contadas nos filmes em questão, parecem refletir muito do caldo cultural de um determinado universo das periferias de Contagem, de forma muito específica. Por outro lado, as obras parecem refletir conflitos mais universalizantes, principalmente aqueles relacionados a aspectos e conflitos vividos pela classe trabalhadora. Diante disso, a pesquisa discutirá aspectos relacionados às características que compõem cada uma dessas obras, como se deu a recepção crítica de cada uma delas, além de uma leitura desses filmes sob a luz de teorias relacionadas ao campo das Artes Cênicas, como performance, ação física, movimentos extra cotidianos e Teatro do Absurdo. O trabalho irá examinar ainda alguns aspectos relacionados à sonoridade e a temporalidade como construção do prosaico, a performance como elemento orgânico da cena e a fábula do comum, além de uma reflexão sobre a representatividade como desejo e possibilidades de aspiração de futuro para a classe trabalhadora a partir da convergência entre estética e política e como a ficcionalização do mundo, proposta por essas obras, podem contribuir para um rearranjo material dos signos e das imagens, a fim de possibilitar uma melhor interação entre o que se diz, o que se faz e o que se pode fazer.-
Descrição: dc.descriptionThe present research paper aims to investigate the emerging cinematographic production in the city of Contagem-MG since the 2010s by conducting a detailed analysis of three films: "Arábia" (2017), "Temporada" (2018), and "No Coração do Mundo" (2019). Based on these analyses, the research intends to explore the aesthetic, political, and poetic choices present in the works, in order to understand their innovations and potential contributions to Brazilian cinema. The themes, characters, and stories depicted in these films appear to reflect the cultural milieu of a specific universe within the outskirts of Contagem. Conversely, the works seem to address more universal conflicts, particularly those related to the experiences and struggles of the working class. In this context, the research will discuss aspects related to the characteristics that comprise each of these works, the critical reception each of them received, as well as an interpretation of these films through the lens of theories related to the field of Performing Arts, such as performance, physical action, extra-daily movements, and the Theatre of the Absurd. The study will also examine aspects related to sound and temporality as constructions of the prosaic, performance as an organic element of the scene, and the fable of the common, in addition to a reflection on representativeness as a desire and possible aspiration for the future of the working class through the convergence of aesthetics and politics. Furthermore, the fictionalization of the world, as proposed by these works, may contribute to a material rearrangement of signs and images, enabling better interaction between what is said, what is done, and what can be done.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/08/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Contagem-MG-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - estética-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - Minas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectFilmes plásticos-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação cinematográfica-
Título: dc.titleNo Coração de Contagem : estética, política e poética cinematográfica.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.