Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lisbôa, Natália de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Sabrina Magalhães | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19263 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.47328/rpv.v13i1.16636 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021265 | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo tem como objeto de estudo a assistência estudantil e os relatos de/para inclusão na UFOP, partindo do problema da análise e aplicação da política pública instituída pelo PNAES. A partir do relato de experiência, ampliado e conjugado com a relação direta das autoras com o objeto, utiliza-se metodologicamente a interseccionalidade como ferramenta analítica para analisar a concepção da assistência estudantil como potencial promotora de direitos humanos e o seu histórico na UFOP. O resultado é a apresentação sistematizada do que foi implementado nos últimos anos, quantitativa e qualitativamente, demonstrando a eficácia da política pública da assistência estudantil para garantir a inclusão, o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos pelos grupos em situação de vulnerabilidade. | - |
Descrição: dc.description | This article has as its object of study student assistance, the reports of/for inclusion in UFOP, starting from the problem of analysis and application of the public policy instituted by PNAES. Based on the experience report expanded and combined with the authors' direct relationship with the object, intersectionality is methodologically used as an analytical tool to analyze the conception of student assistance as a potential promoter of human rights and its history at UFOP. The result is a systematic presentation of what has been implemented in recent years, both quantitatively and qualitatively, demonstrating the effectiveness of public policy on student assistance to ensure inclusion, access, permanence and completion of courses by vulnerable groups. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: Revista Ponto de Vista <https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/16636> . Acesso em: 17 out 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | UFOP | - |
Título: dc.title | Assistência estudantil e direitos humanos - inclusão na UFOP. | - |
Título: dc.title | Student assistance and human rights - inclusion in UFOP. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: