Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Cortes, Diego Pereira de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14502 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.33532/revemop.e202011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021237 | - |
Descrição: dc.description | This research on ethnomodelling was conducted in both a state public school and in a local farmers’ market in a metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais, in Brazil. The main objective of this study was to identify how dialogic approaches of ethnomodelling could contribute to the process of resignification of function concepts learned by 38 students in the second year of high school during their interaction with a local farmer and his labor practices. Another objective was to understand the importance of cultural conceptions and elaboration of ethnomodels extracted from the mathematical practices developed by this farmer for use as a pedagogical action in the classrooms. For the data collection, three blocks of activities were used, two questionnaires (initial and final), a semi-structured interview with the farmer, a seminar with students and the farmer, and the teacher-researcher fieldnotes. The collected data, both of a quantitative and qualitative nature, were analyzed simultaneously with the use of the Mixed Method Study through a QUAN + QUAL design. After this analysis, qualitative data were quantified in order to enable the interpretation of the results through the elaboration of three categories School Environment, Out-ofSchool Environment and Dialogical Environment. The results of this study show that ethnomodelling provides an integrative approach to school mathematics curriculum by considering both the emic and etic mathematical knowledge through the development of a dialogic approach that shows the relevance of its cultural dynamism. | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa em etnomodelagem foi conduzida em uma escola pública estadual e em uma feira livre situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação de conceitos de funções aprendidos por 38 alunos do segundo ano do Ensino Médio durante as suas interações com um feirante e as suas práticas laboriais. Outro objetivo foi compreender a importância da concepção cultural e da elaboração de etnomodelos que foram extraídos das práticas desenvolvidas por esse feirante para serem utilizados como uma ação pedagógica em sala de aula. Para a coleta de dados, foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários (inicial e final), uma entrevista semi-estruturada com o feirante, um seminário com os estudantes e o feirante, e o diário de campo do professor-pesquisador. A natureza da coleta de dados foi qualitativa e quantitativa, sendo analisada simultaneamente com a utilização do Método do Estudo Misto design metodológico QUAN+QUAL. Depois dessa análise, os dados qualitativos foram quantificados visando possibilitar a interpretação dos resultados por meio da elaboração de três categorias Ambiente Escolar, Ambiente Extraescolar, Ambiente Dialógico. Os resultados desse estudo mostram que a etnomodelagem propicia uma integração entre o currículo matemático escolar considerando simultaneamente o conhecimento êmico e ético através da abordagem dialógica, demonstrando a relevância do dinamismo cultural. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functions re-signification | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etic approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emic approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem ética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Re-significação de funções | - |
Título: dc.title | Connecting ethnomathematics and modelling : a mixed methods study to understand the dialogic approach of ethnomodelling. | - |
Título: dc.title | Conectando a etnomatemática e a modelagem : um estudo do método misto para entender a abordagem dialógica da etnomodelagem. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: