Reescrevendo a narrativa : racismo em livros infantis da época de Monteiro Lobato.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBignotto, Cilza Carla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:40:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:40:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16163-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/2596-304x20212343cb-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021236-
Descrição: dc.descriptionOs debates sobre a representação estereotipada e racista na literatura infanto-juvenil de Monteiro Lobato apontam uma questão central nos estudos literários: como ler obras em diferentes contextos históricos, sociais e culturais e cujos padrões morais e éticos podem entrar radicalmente em conflito com os nossos? Este artigo propõe investigar o contexto literário em torno da obra infantil de Lobato por meio da análise de obras de literatura infantojuvenil que circularam no Brasil entre o fim do século XIX e o começo do século XX. O estudo permite compreender o repertório com o qual as obras de Lobato dialogavam e, ao comparar representações de personagens negros, oferece nova perspectiva para o entendimento da literatura infantil de Monteiro Lobato.-
Descrição: dc.descriptionThe debates about the stereotyped and racist representation in Monteiro Lobato’s children literature bring up a central issue for literary studies: how to read works produced in different historical, social and cultural contexts and which moral and ethical standards can radically conflict with our own? This paper proposes to investigate the literary context surrounding Lobato’s books for children through the analysis of works of children’s literature that circulated in Brazil between the end of the nineteenth century and the beginning of the twentieth century. The study opens a window into the repertoire with which Lobato’s works dialogued and, by comparing various representations of black characters, it offers a new perspective to understand Lobato’s children’s literature.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Brasileira de Literatura Comparada permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2375>. Acesso em: 27 set. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPersonagens negros-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação literária-
Título: dc.titleReescrevendo a narrativa : racismo em livros infantis da época de Monteiro Lobato.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.