Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gomes, Gabriela de Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Rezende, Edson Fialho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14377 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp348-374 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021199 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo é um relato sobre experiências vivenciadas no curso de graduação em Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com foco naquelas que abrangem a área da preservação e conservação de acervos museológicos. Para tanto, partimos da implantação do primeiro curso de graduação em Museologia no estado de Minas Gerais para, posteriormente, discutir os posicionamentos que direcionaram a elaboração metodológica das disciplinas de Documentação Fotográfica e Preservação Digital e de Preservação e Conservação de Bens Culturais, que reconhecem as relações entre a produção da paisagem cultural e o patrimônio museológico universitário. O relato é ampliado a partir do contexto histórico de criação do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas (enquanto um museu universitário) e sua oferta de parceria com o Departamento de Museologia, por meio do Laboratório de Conservação e Restauro em nome de garantir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e a troca de experiências acadêmicas. Concluímos, assim, que a prática laboratorial dos discentes durante a graduação é indispensável e que o exercício em um espaço (próximo do) ideal contribui para reflexões importantes sobre a gestão do patrimônio universitário. | - |
Descrição: dc.description | This article addresses the teaching experiences of undergraduate students in Museology at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), focusing on practices related to the preservation of museum collections. For this purpose, we discuss the implementation of the first undergraduate course in Museology in the state of Minas Gerais, Brazil. We examine the methodological guidelines of the classes “Photographic Documentation and Digital Preservation” and “Preservation and Conservation of Cultural Property”, verifying the relations between the production of cultural landscape and the university museum heritage. Furthermore, we present the historical context of the Escola de Minas Museum of Science and Technology foundation as a university museum, and its collaboration with the Department of Museology regarding the Conservation and Restoration Laboratory, as a means of enhancing the teaching-learning process and fostering the exchange of academic experiences. Laboratory practice is essential to undergraduate students and training in an ideal space favors fruitful reflections regarding the management of university heritage. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação museológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus de ciência e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museum preservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science and technology museums | - |
Título: dc.title | A transversalidade no ensino da preservação e conservação de bens culturais no curso de graduação em museologia da UFOP e sua associação com o museu universitário e a cidade patrimônio. | - |
Título: dc.title | The transversality in the teaching of preservation and conservation of cultural assets in the degree course in museology of the UFOP and its association with the university museum and the heritage city. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: