Analysis of pedagogical approaches in two collections of mathematics curriculum materials.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRocha, Cléia Ferreira Niz-
Autor(es): dc.creatorJanuario, Gilberto-
Autor(es): dc.creatorPerovano, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:40:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:40:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20781-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37001/emr.v30i87.4407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021129-
Descrição: dc.descriptionAssuming that the curriculum material is a tool to support the work of planning and implementing classes, the study presented was guided by the objective of discuss the approach to the organization and role of students and the source of knowledge in two collections of curriculum materials for Mathematics. Teacher's Manuals were selected from two collections of materials for the Final Years of Elementary School, in which Algebra tasks and related teaching guidelines were mapped. Based on pedagogical approaches as a theoretical framework, a documentary analysis was carried out considering the organization and role of students, and the source of knowledge. The results indicate that the role that students are expected to play in solving the tasks gives them little authorship in the learning process, with roles as respondents prevailing. As for the organization, the indication of individual resolution prevails, which disregards interactions in class. The source of knowledge is centered on students, teachers and curriculum material, with teachers standing out as the source.-
Descrição: dc.descriptionAssumindo que o material curricular é uma ferramenta de suporte ao trabalho de planejar e implementar aulas, o estudo apresentado se orientou pelo objetivo de discutir a abordagem da organização e papel dos estudantes e da fonte do conhecimento em duas coleções de materiais curriculares de Matemática. Foram selecionados Manuais do Professor de duas coleções de materiais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, nos quais foram mapeadas tarefas de Álgebra e orientações de ensino correlatas. Com base nas abordagens pedagógicas como referencial teórico, foi realizada uma análise documental considerando a organização e papel dos estudantes, e a fonte do conhecimento. Os resultados indicam que o papel que os estudantes são perspectivados a desempenhar na resolução das tarefas pouco proporciona, a eles, a autoria no processo de aprendizagem, prevalecendo papeis como respondentes. Quanto à organização, prevalece o indicativo de resolução individual, o que desconsidera as interações em aula. A fonte do conhecimento é centrada nos estudantes, professores e material curricular, sobressaindo-se os professores como fonte.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-curriculum relationship-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical approaches-
Palavras-chave: dc.subjectStudent organization-
Palavras-chave: dc.subjectRole of students-
Palavras-chave: dc.subjectSource of knowledge-
Título: dc.titleAnalysis of pedagogical approaches in two collections of mathematics curriculum materials.-
Título: dc.titleAnálise das abordagens pedagógicas em duas coleções de materiais curriculares de matemática.-
Título: dc.titleAnálisis de enfoques pedagógicos en dos colecciones de materiales curriculares de matemáticas.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.