Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha, Cléia Ferreira Niz | - |
Autor(es): dc.creator | Januario, Gilberto | - |
Autor(es): dc.creator | Perovano, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20781 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37001/emr.v30i87.4407 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021129 | - |
Descrição: dc.description | Assuming that the curriculum material is a tool to support the work of planning and implementing classes, the study presented was guided by the objective of discuss the approach to the organization and role of students and the source of knowledge in two collections of curriculum materials for Mathematics. Teacher's Manuals were selected from two collections of materials for the Final Years of Elementary School, in which Algebra tasks and related teaching guidelines were mapped. Based on pedagogical approaches as a theoretical framework, a documentary analysis was carried out considering the organization and role of students, and the source of knowledge. The results indicate that the role that students are expected to play in solving the tasks gives them little authorship in the learning process, with roles as respondents prevailing. As for the organization, the indication of individual resolution prevails, which disregards interactions in class. The source of knowledge is centered on students, teachers and curriculum material, with teachers standing out as the source. | - |
Descrição: dc.description | Assumindo que o material curricular é uma ferramenta de suporte ao trabalho de planejar e implementar aulas, o estudo apresentado se orientou pelo objetivo de discutir a abordagem da organização e papel dos estudantes e da fonte do conhecimento em duas coleções de materiais curriculares de Matemática. Foram selecionados Manuais do Professor de duas coleções de materiais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, nos quais foram mapeadas tarefas de Álgebra e orientações de ensino correlatas. Com base nas abordagens pedagógicas como referencial teórico, foi realizada uma análise documental considerando a organização e papel dos estudantes, e a fonte do conhecimento. Os resultados indicam que o papel que os estudantes são perspectivados a desempenhar na resolução das tarefas pouco proporciona, a eles, a autoria no processo de aprendizagem, prevalecendo papeis como respondentes. Quanto à organização, prevalece o indicativo de resolução individual, o que desconsidera as interações em aula. A fonte do conhecimento é centrada nos estudantes, professores e material curricular, sobressaindo-se os professores como fonte. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons 4.0. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-curriculum relationship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical approaches | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student organization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Role of students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Source of knowledge | - |
Título: dc.title | Analysis of pedagogical approaches in two collections of mathematics curriculum materials. | - |
Título: dc.title | Análise das abordagens pedagógicas em duas coleções de materiais curriculares de matemática. | - |
Título: dc.title | Análisis de enfoques pedagógicos en dos colecciones de materiales curriculares de matemáticas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: