Experiências no planejamento da disciplina prática do ensino médio I.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDeodato, André Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:40:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:40:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15849-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10540-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021110-
Descrição: dc.descriptionNo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, modalidade presencial, estudantes do 4° período frequentam uma disciplina intitulada Prática do Ensino Médio I. Este relato de experiência tem objetivo de descrever o processo de construção e o desenvolvimento do planejamento da referida disciplina e também de analisar contribuições dessa disciplina tanto para o professor quanto para os licenciandos que a cursaram. O material empírico analisado foi produzido pelo professor durante o desenvolvimento da disciplina. A organização e análise desse material se fundamenta teórico-metodologicamente na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Analisou-se uma situação ocorrida durante o desenvolvimento da disciplina Prática do Ensino Médio I, que ilustra como a relação do planejamento com os tensionamentos do cotidiano pode contribuir para o início de miniciclos expansivos na atividade. Dentre os resultados caracterizados neste relato, destaca-se que foram identificados indícios de processos expansivos na atividade do professor da disciplina e na atividade de um dos licenciandos. Destaca-se ainda que foi possível identificar reverberações das aulas nas produções escritas dos referidos discentes.-
Descrição: dc.descriptionIn the course of Mathematics Teaching in the Federal University of Ouro Preto, present modality, students of the 4th semester attend a course entitled High School Practice I. This experience report aims to describe the construction process and the development of the planning of the referred one and to analyze contributions of this discipline to both the teacher and the undergraduate. The empirical material analyzed was produced by the teacher during the course development. The organization and analysis of this material is based theoretically and methodologically on the Cultural-Historical Activity Theory. We analyzed a situation that occurred during the development of the High School Practice I discipline, which illustrates how the relationship between planning and everyday challenges can contribute to the start of expansive minicycles in the activity. Among the results characterized in this report, it is highlighted that evidence of expansive processes was identified in the activity of the professor of the discipline and in the activity of one of the undergraduate students. It is also highlighted that it was possible to identify reverberations of the classes in the written productions of the mentioned students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1940>. Acesso em: 27 set. 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectDocência no Ensino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectSala de aula de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Cultural da Atividade-
Título: dc.titleExperiências no planejamento da disciplina prática do ensino médio I.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.