Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Deodato, André Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15849 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i2.10540 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1021110 | - |
Descrição: dc.description | No curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, modalidade presencial, estudantes do 4° período frequentam uma disciplina intitulada Prática do Ensino Médio I. Este relato de experiência tem objetivo de descrever o processo de construção e o desenvolvimento do planejamento da referida disciplina e também de analisar contribuições dessa disciplina tanto para o professor quanto para os licenciandos que a cursaram. O material empírico analisado foi produzido pelo professor durante o desenvolvimento da disciplina. A organização e análise desse material se fundamenta teórico-metodologicamente na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Analisou-se uma situação ocorrida durante o desenvolvimento da disciplina Prática do Ensino Médio I, que ilustra como a relação do planejamento com os tensionamentos do cotidiano pode contribuir para o início de miniciclos expansivos na atividade. Dentre os resultados caracterizados neste relato, destaca-se que foram identificados indícios de processos expansivos na atividade do professor da disciplina e na atividade de um dos licenciandos. Destaca-se ainda que foi possível identificar reverberações das aulas nas produções escritas dos referidos discentes. | - |
Descrição: dc.description | In the course of Mathematics Teaching in the Federal University of Ouro Preto, present modality, students of the 4th semester attend a course entitled High School Practice I. This experience report aims to describe the construction process and the development of the planning of the referred one and to analyze contributions of this discipline to both the teacher and the undergraduate. The empirical material analyzed was produced by the teacher during the course development. The organization and analysis of this material is based theoretically and methodologically on the Cultural-Historical Activity Theory. We analyzed a situation that occurred during the development of the High School Practice I discipline, which illustrates how the relationship between planning and everyday challenges can contribute to the start of expansive minicycles in the activity. Among the results characterized in this report, it is highlighted that evidence of expansive processes was identified in the activity of the professor of the discipline and in the activity of one of the undergraduate students. It is also highlighted that it was possible to identify reverberations of the classes in the written productions of the mentioned students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1940>. Acesso em: 27 set. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência no Ensino Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de aula de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Histórico-Cultural da Atividade | - |
Título: dc.title | Experiências no planejamento da disciplina prática do ensino médio I. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: