
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Marlice de Oliveira e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6923 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2736 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020987 | - |
| Descrição: dc.description | O estudo apresentado faz parte de um conjunto de pesquisas realizadas desde 2008 acerca dos efeitos de um ser professor nas dinâmicas familiares e nas trajetórias escolares dos filhos. Este texto aborda os processos de construção de si vivenciados por filhos de pais e mães que exercem a docência como profissão, num universo de 40 famílias investigadas por meio de metodologia qualitativa. Os resultados mostram que os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas essa mobilização e os seus impactos na formação dos filhos não se dão de modo homogêneo nas diferentes famílias. A origem social, as condições de existência, as experiências docentes e as diferentes dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam sua relação com a vida escolar dos filhos, assim como produzem efeitos diferentes na vida das crianças, que vivenciam uma tensão constante entre a construção de si e a busca do sucesso escolar. | - |
| Descrição: dc.description | The present study is part of a set of studies conducted since 2008 on the effects of being a teacher on the family dynamics and educational practices and the children’s educational trajectories. A group of 40 families participated in this qualitative study that aimed to discuss the processes of construction of the self experienced by the children of parents who are teachers. The results showed that, in general, teacher-parents constantly endeavor to promote the education of their children, but this effort and its impact on the children’s schooling vary greatly. Social origin, objective conditions of existence, teaching experiences and the family dynamics shape educational practices and impact the relationship they establish with the school life of their children. This, in turn, produces different effects on the lives of children who experience a constant tension between the construction of themselves and school success. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista de Educação estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista de Educação <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 10 out 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Êxito escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pais professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas educativas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher parents | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational practices | - |
| Título: dc.title | Bom aluno, bom filho : a tensão entre a construção de si e o sucesso escolar em famílias de pais professores. | - |
| Título: dc.title | Good student, good son : tension between the construction of self and school success in families of teacher- -parents. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: