Os lugares da arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : experiência docente a partir da arte da performance e suas imbricações com a cultura afro-brasileira.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGasperi, Marcelo Eduardo Rocco de-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Giulia Oliva de-
Autor(es): dc.creatorPessôa, Matheus Felipe Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:39:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:39:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16728-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.22456/2236-3254.125173-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020979-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo analisa a aproximação entre a arte da performance e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Componente Curricular Arte. Para tanto, fez-se um estudo histórico-crítico acerca do processo de formulação da BNCC, a fim de se compreender quais os impactos para o ensino de Artes no Brasil. Após tal panorama, investiga-se uma experiência do- cente realizada no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Ouro Preto (MG), dentro do con- texto de obrigatoriedade da Lei 10.639/03, que prevê o estudo da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas. Para discorrer sobre essa experi- ência, parte da fundamentação teórica se baseou em estudos acerca de necropolítica e de refiguração de si (MBEMBE, 2018). Com isso, buscou-se inves- tigar o estudo de parte da arte da performance como proposta metodológica para o ensino do afrocentra- mento na escola, pontuando a pertinência de políticas públicas que valorizem a cultura afro- brasileira.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the approximation between per- formance art and the National Curricular Common Base (BNCC) – Component Curricular Art. Therefo- re, a historical-critical study was carried out on the process of formulating the BNCC, in order to unders- tand the impacts on the teaching of Arts in Brazil. After this panorama, we investigate a teaching ex- perience carried out at the Federal Institute of Minas Gerais - IFMG - Campus Ouro Preto (MG), within the context of mandatory Law 10.639/03, which provides for the study of Afro-Brazilian culture in the curricula of public schools. To discuss this experience, part of the theoretical foundation was based on studies on necropolitics and self-refiguration (MBEMBE, 2018). With this, we sought to investigate the study of part of performance art as a methodological pro- posal for the teaching of Afro-centeredness at scho- ol, punctuating the relevance of public policies that value Afro-Brazilian culture.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0). Fonte: PDF do artigo.-
Título: dc.titleOs lugares da arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : experiência docente a partir da arte da performance e suas imbricações com a cultura afro-brasileira.-
Título: dc.titleThe places of art in the Common National Curriculum Base (BNCC) : teaching experience based on the performance art and its imbrications with afro-brazilian culture.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.