
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de | - |
| Autor(es): dc.creator | Araujo, Giulia Oliva de | - |
| Autor(es): dc.creator | Pessôa, Matheus Felipe Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16728 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.22456/2236-3254.125173 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020979 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo analisa a aproximação entre a arte da performance e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Componente Curricular Arte. Para tanto, fez-se um estudo histórico-crítico acerca do processo de formulação da BNCC, a fim de se compreender quais os impactos para o ensino de Artes no Brasil. Após tal panorama, investiga-se uma experiência do- cente realizada no Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Campus Ouro Preto (MG), dentro do con- texto de obrigatoriedade da Lei 10.639/03, que prevê o estudo da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas. Para discorrer sobre essa experi- ência, parte da fundamentação teórica se baseou em estudos acerca de necropolítica e de refiguração de si (MBEMBE, 2018). Com isso, buscou-se inves- tigar o estudo de parte da arte da performance como proposta metodológica para o ensino do afrocentra- mento na escola, pontuando a pertinência de políticas públicas que valorizem a cultura afro- brasileira. | - |
| Descrição: dc.description | This article analyzes the approximation between per- formance art and the National Curricular Common Base (BNCC) – Component Curricular Art. Therefo- re, a historical-critical study was carried out on the process of formulating the BNCC, in order to unders- tand the impacts on the teaching of Arts in Brazil. After this panorama, we investigate a teaching ex- perience carried out at the Federal Institute of Minas Gerais - IFMG - Campus Ouro Preto (MG), within the context of mandatory Law 10.639/03, which provides for the study of Afro-Brazilian culture in the curricula of public schools. To discuss this experience, part of the theoretical foundation was based on studies on necropolitics and self-refiguration (MBEMBE, 2018). With this, we sought to investigate the study of part of performance art as a methodological pro- posal for the teaching of Afro-centeredness at scho- ol, punctuating the relevance of public policies that value Afro-Brazilian culture. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0). Fonte: PDF do artigo. | - |
| Título: dc.title | Os lugares da arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : experiência docente a partir da arte da performance e suas imbricações com a cultura afro-brasileira. | - |
| Título: dc.title | The places of art in the Common National Curriculum Base (BNCC) : teaching experience based on the performance art and its imbrications with afro-brazilian culture. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: