Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Freitas, Júlia Firme | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Leandro Marcio | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6737 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020952 | - |
Descrição: dc.description | Textos de divulgação científica (TDC) são ferramentas importantes para a popularização da ciência, pois fornecem a oportunidade de o público leigo ter contato direto com as descobertas e avanços científicos. Embora existam diversos títulos de revistas de divulgação científica (RDC) disponibilizando informações para o público adulto, para o público infantil são poucos os periódicos com esse propósito. A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) é apontada como um exemplo de RDC brasileira para o público infantil. Devido à sua preocupação com a qualidade da informação científica apresentada associada ao esforço em interagir com seu público alvo, ela disponibiliza um conjunto de textos e atividades de leitura agradável que interessam a pessoas de todas as idades, em especial às crianças, público alvo de sua proposta. Temas de biologia, largamente abordados nos TDC, poderiam auxiliar os professores da educação básica na abordagem de tópicos complexos da disciplina. O objetivo deste estudo foi analisar o conteúdo de microbiologia publicado na revista Ciência Hoje das Crianças no período de 13 anos. Durante a análise foi possível constatar que a revista possui uma grande quantidade de textos de microbiologia abordando o tema saúde, especialmente artigos sobre a higiene e os cuidados com o corpo. A revista consegue abordar diversos temas, organismos, relações e aplicações tecnológicas e associá-los ao cotidiano do leitor. Dessa forma, esse material pode se constituir em um importante elemento para o aprendizado científico. | - |
Descrição: dc.description | Texts of scientific dissemination (TSD) are important tools for science popularization as they provide the public with the opportunity of having contact with scientific discoveries and advances. Although there are diverse journals of scientific dissemination available for adults, there are few of them for children. The journal “Ciência Hoje das Crianças” (Science Today for Children) is identified as an example of Brazilian publication which focuses on those younger readers. Due to its concern on the quality of the scientific information presented associated with an effort to interact with the target public, the set of texts and activities in it result in an easy and agreeable reading for people of all ages, especially for children. Biology topics, widely discussed in TSDs, could help basic education teachers to address the complex issues of the discipline. The objective of this study was to analyze the content of Microbiology in texts published in the journal during the time span of 13 years. It was found that the publication has many articles on the health topic, especially on hygiene and body care. The magazine also approaches several other topics, organizations, relationships and technological applications linking them to the reader's daily life. Thus, this material can consist of an important factor in scientific learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Electronic Journal of Differential Equations permite o arquivamento da versão PDF do editor no Repositório Institucional. Fonte: Sherpa/Romeo <http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=1072-6691>. Acesso em: 24 set. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência hoje das crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microbiology | - |
Título: dc.title | Análise do conteúdo de microbiologia presente na revista Ciência Hoje das crianças. | - |
Título: dc.title | Analysis of microbiological content in the journal Ciência Hoje das crianças (science today for children). | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: