Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lages, Rita Cristina Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Paola Damaceno | - |
Autor(es): dc.creator | Valadares, Joziane de Fatima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14830 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30203 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020946 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como proposta explorar a temática do letramento literário, com foco na Educação Infantil, partindo de experiências e estudos que dizem respeito à formação literária de professores e alunos deste segmento da educação básica. Pretende-se destacar recursos bibliográficos e estratégias para a formação inicial e continuada de professores. Assim, optou-se por apresentar experiências da formação inicial do curso de Pedagogia em uma universidade federal, estabelecendo diálogos com a produção bibliográfica do campo. Como aprofundamento da discussão, o segundo movimento foi o levantamento bibliográfico em alguns bancos de dados disponíveis on-line e a análise desses trabalhos. Avalia-se que os resultados alcançados atenderam o objetivo de fornecer referências e subsídios para a formação inicial e continuada de professores da educação infantil, assim como para demais interessados no estudo da temática. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to explore the topics of Literacy, focusing on Children’s Education. Starting with studies about Teacher Training in Brazil’s Basic Education System, and studies that focus on teachers and students’ Readers formation in basic education. We aim to bring forward bibliographical resources and strategies for primary and ongoing Training for Teachers. Thus, it was decided to present experiences from the initial formation of the Pedagogy course at a federal university, establishing dialogues with the bibliographic production of the field. Moreover, for further development, the second movement was the bibliographic survey in some databases available online and the analysis of these works. Therefore, the final results comply with the primary aim of this study of supplying bibliographic references and aids to Teacher Training in Children's Education and other researches in the pedagogical field. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commonsque permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Título: dc.title | Formação docente e formação de leitores na Educação Infantil : experiências, estratégias, ações e desafios. | - |
Título: dc.title | Teacher education and readers formation in Children's Education : experiences, strategies, actions and challenges. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: