Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Alberto de Freitas Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Ludmila Ladeira Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Gibson, Robert B. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12160 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0195925519301830?via%3Dihub | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.eiar.2019.106320 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020889 | - |
Descrição: dc.description | At the core of the environmental impact assessment (EIA) process is the identification, prediction and evaluation of impacts, activities that are profoundly marked by case-specific differences and methodological pluralism. Despite difficulties, policy-makers are occasionally attracted to the idea of standardizing EIA methods. The objective of this study was to understand the merits of standardizing methods for impact prediction and significance evaluations, using Brazil as the empirical context. Based on a content analysis of 49 EIA reports, a survey with 126 practitioners, and a critical evaluation of two standardization initiatives, the study shows that, while generally perceived as beneficial, the standardization of EIA methods is likely to remain a rather challenging task in the foreseeable future. The high degrees of discretion taking place in the selection and implementation of impact prediction and significance evaluations are to a large extent a consequence of the difficulty of finding terminology, metrics, criteria, thresholds, boundaries, and values across different settings. Current standardization initiatives in Brazil are targeting some of the easiest methodological issues related to terminology and process. While relevant to administrative efficiency and process predictability, such issues represent a small piece of the complex puzzle of EIA effectiveness. Findings signal the need for clearer policy priorities, capacity building, and more applied research about the actual, long-term effects of standardization initiatives. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental impact assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental impact assessment methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Título: dc.title | Methodological pluralism in environmental impact prediction and significance evaluation : a case for standardization? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: