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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Marli Regina dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Marli Regina dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Proença, Marcelo Carlos de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Torisu, Edmilson Minoru | - |
| Autor(es): dc.creator | Cruz, Rodrigo de Menezes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18251 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020882 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa, que pertence a Linha de Pesquisa Processos de Ensino e de Aprendizagem de Matemática, tem sua problemática relacionada ao ensino e aprendizagem de geometria, mais especificamente aos conceitos de área e perímetro, no âmbito das possibilidades da Resolução de Problemas. Visando responder à indagação: “Quais estratégias são mobilizadas por alunos do 7o ano do Ensino Fundamental em atividades voltadas para a Resolução de Problemas baseados em situações cotidianas, com foco em área e perímetro, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática?”, foi realizado um estudo de campo com o objetivo de descrever e, posteriormente, analisar as estratégias mobilizadas pelos alunos de uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Minas Gerais, em aulas regulares da disciplina de Matemática. A discussão teórica abordada na pesquisa dialoga com autores e documentos que se voltam para o histórico quanto ao ensino de geometria; para o ensino e aprendizagem de área e perímetro na Educação Básica; e para aspectos da Resolução de Problemas enquanto uma perspectiva para o ensino e aprendizagem da Matemática. Foram propostos aos alunos três problemas centrais nos quais são destacadas situações cotidianas que podem ser tematizadas no âmbito do Ensino Fundamental, com o intuito de envolvê-los e levá-los à sistematização dos conceitos tratados. Os dados coletados nos encontros com os alunos foram transcritos e organizados em descrições, visando à análise fenomenológica. No primeiro momento dessa análise, foram identificadas as Unidades de Significado (US) que se destacaram à luz da questão diretriz, buscando evidenciar uma compreensão interpretativa do fenômeno investigado. No segundo momento, na análise nomotética, a partir dos sentidos explicitados nas US, duas categorias principais de análise foram encontradas, possibilitando articular um diálogo envolvendo aspectos teóricos da Resolução de Problemas com as US destacadas em meio aos dados coletados. Uma das categorias, denominada “As estratégias explicitadas ao longo da Resolução de Problemas envolvendo área e perímetro: planejamentos, ações e verificações”, evidencia o planejamento, as ações, os diálogos, as interações e as análises realizadas pelos alunos e que explicitam as estratégias, ou modos de proceder, visando a resolução dos problemas propostos, direcionando, assim, para os conhecimentos prévios (matemáticos ou não), as dúvidas e incertezas, o papel da manipulação dos recursos, os registros, os cálculos e operações efetuadas e demais mobilizações dos alunos que sustentaram a discussão em grupo e a aprendizagem dos conceitos tratados. A outra, “A sala de aula com vistas à exploração das estratégias de resolução dos alunos no ensino e aprendizagem de área e perímetro” aponta para aspectos pedagógicos envolvidos na proposição de uma abordagem em sala de aula que se volta para a aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas, destacando elementos importantes com vistas à exploração das estratégias mobilizadas pelos alunos, bem como a mudança de paradigma necessária quando se propõe tal abordagem. Com a pesquisa foi possível refletir sobre as estratégias que foram planejadas e implementadas antes, durante e após a busca de uma solução, promovendo o envolvimento dos grupos e a autonomia na aprendizagem dos conceitos, bem como sobre as distinções com a perspectiva de resolução que se volta para a aplicação de conceitos em problemas padrões. Também foi possível identificar a importância do trabalho em grupo para a promoção da Resolução de Problemas em sala de aula, indicando a relevância das discussões coletivas realizadas na sistematização das respostas encontradas pelos alunos, de modo a valorizar a discussão das estratégias que realizaram e as ideias, matemáticas ou não, que mobilizaram. | - |
| Descrição: dc.description | This research, which belongs to the Research Line Processes of Teaching and Learning Mathematics, has its problematic related to the teaching and learning of geometry, more specifically the concepts of area and perimeter, within the scope of the possibilities of Problem Solving. In order to answer the question: “What strategies are used by students in the 7th grade of elementary school in problem-solving activities based on everyday situations, with a focus on area and perimeter, in the process of teaching and learning mathematics?”, a field study was carried out with the aim of describing and then analyzing the strategies used by students in a 7th grade class at a state school in Minas Gerais, in regular mathematics classes. The theoretical discussion addressed in the research dialogues with authors and documents that focus on the history of geometry teaching; the teaching and learning of area and perimeter in Basic Education; and aspects of Problem Solving as a perspective for teaching and learning mathematics. Three central problems were proposed to the students, highlighting everyday situations that can be thematized in the context of elementary school, with the aim of involving them and leading them to systematize the concepts dealt with. The data collected during the meetings with the students was transcribed and organized into descriptions for phenomenological analysis. In the first stage of this analysis, the Meaning Units (US) that stood out in the light of the guiding question were identified, with the aim of showing an interpretative understanding of the phenomenon being investigated. In the second stage, in the nomothetic analysis, based on the meanings explained in the US, two main categories of analysis were found, making it possible to articulate a dialog involving theoretical aspects of Problem Solving with the US highlighted in the data collected. One of the categories, called "The strategies explained during Problem Solving involving area and perimeter: planning, actions and verifications", highlights the planning, actions, dialogues, interactions and analyses carried out by the students and which make explicit the strategies, or ways of proceeding, aimed at solving the proposed problems, thus directing them towards prior knowledge (mathematical or otherwise), doubts and uncertainties, the role of manipulating the resources, the records, the calculations and operations carried out and other mobilizations by the students which underpinned the group discussion and the learning of the concepts dealt with. The other, "The classroom with a view to exploring students' resolution strategies in the teaching and learning of area and perimeter", points to the pedagogical aspects involved in proposing a classroom approach that focuses on learning mathematics through problem solving, highlighting important elements with a view to exploring the strategies mobilized by students, as well as the paradigm shift required when proposing such an approach. With the research, it was possible to reflect on the strategies that were planned and implemented before, during and after the search for a solution, promoting group involvement and autonomy in the learning of concepts, as well as the distinctions with the resolution perspective that focuses on the application of concepts in standard problems. It was also possible to identify the importance of group work in promoting Problem Solving in the classroom, indicating the relevance of collective discussions held to systematize the answers found by the students, in order to value the discussion of the strategies they used and the ideas, mathematical or otherwise, that they mobilized. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/05/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de problemas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Área e perímetro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
| Título: dc.title | Resolução de problemas no ensino e aprendizagem de área e perímetro : estratégias mobilizadas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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