EAD e o processo de cooperação na internacionalização do ensino superior – Brasil e Portugal.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNeves, Inajara de Salles Viana-
Autor(es): dc.creatorCaetano, João Carlos Relvão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:39:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:39:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-19-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9295-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020879-
Descrição: dc.descriptionO foco deste estudo é discutir sobre os processos evolutivos e que valorizam a perspectiva do princípio educativo com a finalidade de compreender o que seja, de fato, cooperação e o processo de internacionalização do ensino superior, considerando que a modalidade EaD1 possa se constituir como elemento agregador dos países Brasil e Portugal. Desse modo, foram expostas algumas questões sobre o Ensino Superior no Brasil e, também, os desafios encontrados no que diz respeito à internacionalização com o intuito de discutir em que medida este processo, de fato, pode se constituir como uma prática de cooperação e compartilhamento de saberes. Além disso, discute-se sobre qual é a real intencionalidade na operacionalização do processo de internacionalização do ensino superior no mundo e em que medida esse conceito se aplica ao ensino superior que, historicamente, foi pensado para classes sociais favorecidas. Hoje em dia há intermediação de diferentes instituições e nações articuladas com o objetivo de proporcionar o acesso a uma grande parte de pessoas que nem sempre foram contempladas com tal direito.-
Descrição: dc.descriptionEl objetivo de este estudio fue el de discutir sobre los procesos evolutivos y que valorizan la perspectiva del principio educativo con la finalidad de comprender lo que es, de hecho, cooperación y el proceso de internacionalización de la enseñanza superior, teniendo en cuenta que la modalidad de educación a distancia pueda constituirse como un factor aglutinador de los países Brasil y Portugal. En este sentido, fueron expuestas algunas preguntas sobre la Enseñanza Superior en Brasil y, también, los desafíos encontrados a respecto de la Internacionalización con el objetivo de analizar en qué medida este proceso, de hecho, puede constituirse como una práctica de cooperación y intercambio de conocimiento. Además, se discute sobre cuál es la verdadera intención en la operación del proceso de internacionalización de la enseñanza superior en el mundo y en qué medida este concepto se aplica a la educación superior que, históricamente, fue pensado para clases sociales favorecidas, siendo que hoy hay intermediación de las diferentes instituciones y naciones articuladas con el fin de facilitar el acceso a una gran parte de las personas que no siempre se han beneficiado de ese derecho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Perspectivas em Políticas Públicas permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1000>. Acesso em: 21 fev. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectCooperação e internacionalização-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleEAD e o processo de cooperação na internacionalização do ensino superior – Brasil e Portugal.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.