
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
| Autor(es): dc.creator | Schnetzler, Roseli Pacheco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7372 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020771 | - |
| Descrição: dc.description | Há várias décadas, professores que atuam na Educação Básica vêm promovendo a inserção das representações cartográficas/mapas no processo de ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos, principalmente na área de Geografia, mas também não é recente o fato de professores apontarem sérios problemas tanto de ensino quanto de aprendizagem dos mapas. Assim, investigamos se a constituição de uma parceria colaborativa, em um processo de formação continuada, contribui para que os professores de Geografia (re)signifiquem suas formas de abordar as representações cartográficas no ensino de mapas. A atividade proposta visou a fazer mudanças conceituais em relação às representações cartográficas e, consequentemente, contribuir para a melhoria do ensino. Diante das reflexões estabelecidas pelo grupo em relação aos conceitos, percebeu-se que os professores começaram a se sentir mais seguros em relação às representações cartográficas/mapas. No entanto os problemas de como trabalhavam as representações e os conceitos podem ser explicados pela concepção que tinham de ensino, de aprendizagem e de conhecimento. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Geoingá permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1400>. Acesso em: 01 nov. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Mudanças de concepções de representação cartográfica : contribuições de uma parceria colaborativa entre professores de Geografia. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: