Mudanças de concepções de representação cartográfica : contribuições de uma parceria colaborativa entre professores de Geografia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPaulo, Jacks Richard de-
Autor(es): dc.creatorSchnetzler, Roseli Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:39:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:39:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-14-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7372-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020771-
Descrição: dc.descriptionHá várias décadas, professores que atuam na Educação Básica vêm promovendo a inserção das representações cartográficas/mapas no processo de ensino e aprendizagem de diferentes conteúdos, principalmente na área de Geografia, mas também não é recente o fato de professores apontarem sérios problemas tanto de ensino quanto de aprendizagem dos mapas. Assim, investigamos se a constituição de uma parceria colaborativa, em um processo de formação continuada, contribui para que os professores de Geografia (re)signifiquem suas formas de abordar as representações cartográficas no ensino de mapas. A atividade proposta visou a fazer mudanças conceituais em relação às representações cartográficas e, consequentemente, contribuir para a melhoria do ensino. Diante das reflexões estabelecidas pelo grupo em relação aos conceitos, percebeu-se que os professores começaram a se sentir mais seguros em relação às representações cartográficas/mapas. No entanto os problemas de como trabalhavam as representações e os conceitos podem ser explicados pela concepção que tinham de ensino, de aprendizagem e de conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Direitos: dc.rightsO periódico Geoingá permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1400>. Acesso em: 01 nov. 2019.-
Palavras-chave: dc.subjectMapas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Título: dc.titleMudanças de concepções de representação cartográfica : contribuições de uma parceria colaborativa entre professores de Geografia.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.