Ensino de história por meio das sonoridades em uma escola atingida pela Barragem de Fundão (Mariana-MG, 2022).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBuarque, Virgínia Albuquerque de Castro-
Autor(es): dc.creatorViana, Cibele Aparecida-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Silvany Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:39:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:39:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18336-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.9771/rvh.v15i1.51085-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020763-
Descrição: dc.descriptionO artigo discorre sobre os procedimentos utilizados nas oficinas do projeto pedagógico “Sonoridades Históricas de Bento Rodrigues”, desenvolvido a partir de agosto de 2022, na Escola Municipal Bento Rodrigues, Mariana - MG, soterrada em 2015 devido à queda da Barragem de Fundão e interpreta os resultados parciais obtidos pelo mesmo. Realocada na sede urbana de Mariana, a instituição de ensino tem acolhido ações voltadas à superação do trauma vivido pelos(as) moradores(as) comunidade, bem como ao reconhecimento de seus direitos, entre as quais o projeto aqui abordado, que porta como objetivos: 1) formular com os(as) estudantes (considerando, assim, suas memórias e cultura de história) uma ressignificação do processo histórico de ocupação da região desde o século XVII à atualidade, sob o viés das sonoridades; 2) promover uma crítica propositiva, em âmbito teórico-conceitual e metodológico, ao emprego das sonoridades no ensino de História.-
Descrição: dc.descriptionThe article discusses the procedures used in the workshops of the pedagogical project “Historical Sounds of Bento Rodrigues”, developed from August 2022, at the Municipal School Bento Rodrigues, Mariana - MG, buried in 2015 due to the fall of the Fundão dam and interprets the partial results obtained by the same. Relocated in the urban center of Mariana, it has hosted actions aimed at overcoming the trauma experienced by the residents of that community, as well as the recognition of their rights, including the project discussed here, which aims to: 1) to formulate with the students (thus, their memories and cultures of history) a re-signification of the historical process of occupation of the region from the 17th century to the present day, under the bias of sonorities; 2) to promote a propositional criticism, in a theoretical-conceptual and methodological scope, to the employment of sonorities in the teaching of History.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsA revista Veredas da história permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/4400>. Acesso em: 01 ago. 2024-
Palavras-chave: dc.subjectBento Rodrigues-
Palavras-chave: dc.subjectSonoridades históricas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Título: dc.titleEnsino de história por meio das sonoridades em uma escola atingida pela Barragem de Fundão (Mariana-MG, 2022).-
Título: dc.titleTeaching history through sonorities in a school affected by the Fundão Dam (Mariana-MG, 2022).-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.