
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Silva, Giovana Aparecida Pereira da | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17179 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_1_silva_rosa-final.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020749 | - |
| Descrição: dc.description | A inclusão pode ser considerada como um processo que auxilia os alunos a superarem barreiras que limitam a sua presença, participação e conquistas na sociedade. Esse paradigma educacional discute sobre a importância de que as instituições escolares se adaptem a todos os alunos para que possam se posicionar como um movimento direcionado para um processo ético que parte de um princípio democrático educativo para todos. Consequentemente, há a necessidade da proposição de uma ação pedagógica que possa conscientizar que o conhecimento matemático produzido no dia a dia é diferente daquele praticado no ambiente escolar, sendo que essa distinção pode proporcionar a compreensão de situações-problema que são relevantes para a compreensão sobre a importância da realização de uma ação pedagógica inclusiva no sistema educacional por meio da contextualização das situaçõesproblema propostas em sala de aula. Assim, a Educação Matemática e a Inclusão podem ser aliadas no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na perspectiva da Etnomatemática e de suas dimensões. | - |
| Descrição: dc.description | Inclusion can be considered as a process that helps students to overcome barriers that limit their presence, participation, and achievements in society. This educational paradigm discusses the importance of school institutions adapting to all students so that they can position themselves as a movement directed towards an ethical process that starts from the democratic principle of education for all. Consequently, there is a need to propose a pedagogical action that can raise awareness that mathematical knowledge produced in everyday life is different from that practiced in the school environment, and this distinction can provide the understanding of problem situations that are relevant to the understanding about the importance of carrying out an inclusive pedagogical action in the educational system through the contextualization of problem situations proposed in the classroom. Thus, Mathematics Education and Inclusion can be allies in the development of the teaching and learning process of mathematical content from the perspective of Ethnomathematics and its dimensions. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Seis dimensões | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos com deficiências | - |
| Título: dc.title | Etnomatemática e educação inclusiva : reflexões sobre a ação pedagógica. | - |
| Título: dc.title | Ethnomathematics and inclusive education : reflections on pedagogical action. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: