Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vasconcelos, Felipe Lopes Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Carlos Eduardo da Gama | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Gustavo Peixoto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18328 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.38116/ppp64art5 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020744 | - |
Descrição: dc.description | As simulações realizadas neste trabalho, por meio de um modelo de programação linear, indicaram que a utilização do modal ferroviário em contextos específicos implicaria uma redução significativa no custo de transporte do café exportado pelas principais microrregiões produtoras de Minas Gerais. Nesse contexto, foi possível identificar que apenas a utilização da estrutura ferroviária disponível em operação seria capaz de reduzir os custos totais de transporte do sistema. Especificamente, concluiu-se pela viabilidade econômica de dois projetos ferroviários com origem em Varginha-MG, com potencial de eliminar o transbordo entre os modais ferroviário e rodoviário. Espera-se também que este trabalho induza outras análises capazes de apontar a viabilidade de se reativarem trechos ferroviários em desuso, mas que tenham potencial de complementar a rede de transportes atual, reduzindo o custo total do sistema, o que vai na mesma direção do recém-publicado decreto das shortlines em Minas Gerais. | - |
Descrição: dc.description | The simulations performed in this work through a linear programming model indicated that the use of the railway modal in specific contexts would imply a significant reduction in the cost of transport of coffee exported by the main producing microregions in Minas Gerais. In this context, it was possible to identify that only the use of the railway structure available in operation would be able to reduce the total transport costs of the system. Specifically, it was concluded by the economic viability of two railway projects from Varginha-MG with the potential to eliminate the transshipment between rail and road modals. It is also expected that this work induces other analyses capable of pointing out the feasibility of reactivating disused railway sections but that have the potential to complement the current transport network, reducing the total cost of the system, which is in line with the recently published decree of shortlines in Minas Gerais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Planejamento e Políticas Públicas permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2654>. Acesso em: 10 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de viabilidade econômica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reativação de infraestrutura ferroviária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Custo de transporte do café | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shortlines | - |
Título: dc.title | A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha. | - |
Título: dc.title | The transport logistics of the coffee sector in Minas Gerais : a comparison between road and railways modes and the Varginha railway reinsertation. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: