A logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVasconcelos, Felipe Lopes Vieira-
Autor(es): dc.creatorTorres, Carlos Eduardo da Gama-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gustavo Peixoto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:39:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:39:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18328-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.38116/ppp64art5-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020744-
Descrição: dc.descriptionAs simulações realizadas neste trabalho, por meio de um modelo de programação linear, indicaram que a utilização do modal ferroviário em contextos específicos implicaria uma redução significativa no custo de transporte do café exportado pelas principais microrregiões produtoras de Minas Gerais. Nesse contexto, foi possível identificar que apenas a utilização da estrutura ferroviária disponível em operação seria capaz de reduzir os custos totais de transporte do sistema. Especificamente, concluiu-se pela viabilidade econômica de dois projetos ferroviários com origem em Varginha-MG, com potencial de eliminar o transbordo entre os modais ferroviário e rodoviário. Espera-se também que este trabalho induza outras análises capazes de apontar a viabilidade de se reativarem trechos ferroviários em desuso, mas que tenham potencial de complementar a rede de transportes atual, reduzindo o custo total do sistema, o que vai na mesma direção do recém-publicado decreto das shortlines em Minas Gerais.-
Descrição: dc.descriptionThe simulations performed in this work through a linear programming model indicated that the use of the railway modal in specific contexts would imply a significant reduction in the cost of transport of coffee exported by the main producing microregions in Minas Gerais. In this context, it was possible to identify that only the use of the railway structure available in operation would be able to reduce the total transport costs of the system. Specifically, it was concluded by the economic viability of two railway projects from Varginha-MG with the potential to eliminate the transshipment between rail and road modals. It is also expected that this work induces other analyses capable of pointing out the feasibility of reactivating disused railway sections but that have the potential to complement the current transport network, reducing the total cost of the system, which is in line with the recently published decree of shortlines in Minas Gerais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Planejamento e Políticas Públicas permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2654>. Acesso em: 10 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de viabilidade econômica-
Palavras-chave: dc.subjectReativação de infraestrutura ferroviária-
Palavras-chave: dc.subjectCusto de transporte do café-
Palavras-chave: dc.subjectShortlines-
Título: dc.titleA logística de transportes do setor cafeeiro de Minas Gerais : uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário e a reinserção ferroviária de Varginha.-
Título: dc.titleThe transport logistics of the coffee sector in Minas Gerais : a comparison between road and railways modes and the Varginha railway reinsertation.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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