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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Lisbôa, Natália de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Lisbôa, Natália de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ariete Pontes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Flávia Souza Máximo | - |
Autor(es): dc.creator | Leijôto, Nayara Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18540 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020724 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Direito. Departamento de Direito, Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação analisou a provocação de como a colonialidade do gênero se desenvolveu nos pensamentos latino-americanos e na autonomia das mulheres por influências das colonialidades, do eurocentrismo e do controle de poder entre o Estado e algumas Igrejas. Para isso, como recorte de pesquisa, colocou-se as narrativas e as vivências das mulheres de Noiva do Cordeiro, uma comunidade rural localizada em Belo Vale – MG, que teve a ruptura com as religiões pelas resistências do protagonismo feminino como alternativa ao patriarcado religioso. Pretendeu-se refletir como essas influências se fizeram presentes pela diferença colonial para a modernidade e como elas causaram desigualdades de gênero por meio de normas, doutrinas e princípios religiosos. Detalha-se que, utilizou-se como marco teórico o feminismo decolonial, a partir da filósofa argentina María Lugones e o aporte de autores decoloniais. Com isso, diante dessa provocação, foi formulado o seguinte problema: Como algumas Igrejas e o Estado restringiram o direito a autonomia das mulheres de Noiva do Cordeiro mediante a colonialidade de gênero?. O objetivo foi fazer uma análise dessas autonomias e resistências em comparação aos efeitos do sistema-mundo moderno colonial. Logo, desenvolveu-se uma investigação teórica por meio de uma perspectiva interdisciplinar e de um pensamento crítico-reflexivo aos direitos humanos e constitucionais de cunho jurídico-sociológico, estruturando-se a importância do feminismo decolonial e da teoria decolonial para o rompimento dos padrões causados pelo eurocentrismo e pelas colonialidades. A hipótese foi elaborada para indagar se a colonialidade de gênero teria ligações com as instituições de controle de poder e de limitar, por meio da diferenciação de gênero, o acesso à igualdade das mulheres. Assim, esta pesquisa está estruturada em 5 (cinco) partes posteriores a introdução: primeiro, nas inquietudes da teoria decolonial ao eurocentrismo e as colonialidades; segundo, em como as heranças coloniais tiveram um elo com o Estado e as Igrejas na construção de monopólios de poder e de padrões normativos; terceiro, nas críticas de mulheres feministas contra-hegemônicas a diferenciação do gênero por meio de uma base das críticas decoloniais; quarto, nas análises das narrativas e das vivências da Comunidade Noiva do Cordeiro como um espaço de fala de mulheres invisibilizadas; e por fim, no último capítulo, como as desobediências dessas mulheres rurais poderiam ser comparadas às críticas da teoria decolonial. Isto posto, a intenção da pesquisa foi valorizar o feminismo decolonial e a teoria decolonial perante as heranças coloniais institucionalizadas. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation analyzed the provocation of how the coloniality of gender developed in Latin American thoughts and in women's autonomy due to the influences of colonialities, Eurocentrism and the control of power between the State and some Churches. For this, as a research cut, the narratives and experiences of women from Noiva do Cordeiro, a rural community located in Belo Vale – MG, which had a rupture with religions due to the resistance of female protagonism as an alternative to religious patriarchy, were included. The aim was to reflect on how these influences were present through the colonial difference to modernity and how they caused gender inequalities through norms, doctrines and religious principles. It is detailed that decolonial feminism was used as a theoretical framework, based on the Argentine philosopher María Lugones and the contribution of decolonial authors. Therefore, in the face of this provocation, the following problem was formulated: How did some Churches and the State restrict women’s right to autonomy in Noiva do Cordeiro through gender coloniality? The objective was to analyze these autonomies and resistances in comparison to the effects of the modern colonial world-system. Therefore, a theoretical investigation was developed through an interdisciplinary perspective and critical- reflective thinking on human and constitutional rights of a legal-sociological nature, structuring the importance of decolonial feminism and decolonial theory for breaking the patterns caused by Eurocentrism and colonialities. The hypothesis was developed to ask whether gender coloniality had links with institutions of power control and limiting, through gender differentiation, women's access to equality. Thus, this research is structured in 5 (five) parts after the introduction: first, on the concerns of decolonial theory with Eurocentrism and colonialities; second, how colonial legacies had a link with the State and Churches in the construction of monopolies of power and normative standards; third, in the critiques of counter-hegemonic feminist women the differentiation of gender through a basis of decolonial critiques; fourth, in the analysis of the narratives and experiences of the Noiva do Cordeiro Community as a space for speech by invisible women; and finally, in the last chapter, how the disobediences of these rural women could be compared to the criticisms of decolonial theory. That said, the intention of the research was to value decolonial feminism and decolonial theory in the face of institutionalized colonial legacies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igreja e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade Noiva do Cordeiro - Belo Vale-MG | - |
Título: dc.title | Insurgências das noivas do cordeiro : uma análise da teoria decolonial nas relações de poder entre o Estado e as igrejas. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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