Ciência, arte e filosofia : mobilizando discursos no uso educativo do cinema numa atividade não formal.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLima, Guilherme da Silva-
Autor(es): dc.creatorPagliarini, Cassiano Rezende-
Autor(es): dc.creatorAguiar Júnior, Orlando Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:39:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:39:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15995-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p305-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020706-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo compreender o uso educativo do cinema na divulgação científica no âmbito de uma atividade não formal de ensino, que incluía o debate com um convidado após a apresentação do filme, do gênero ficção científica, “A Origem” para uma audiência diversificada (estudantes universitários, moradores da cidade e turistas). Analisamos o discurso empreendido pelo convidado considerando interfaces entre ciência, filosofia e arte, sob a perspectiva histórico-cultural, teoria da atividade e do materialismo histórico e dialético. Os resultados apontam para diferentes estratégias enunciativas, dentre elas: a mobilização de saberes de distintas esferas de criação ideológica - ciência, arte e filosofia - enquanto sistemas estruturados de produção e atuação humana; e o estabelecimento de vínculos ontológicos (ciência-realidade; ciência-ficção e filosofia-ficção) com os objetos discursivos da sessão comentada de cinema. O caso analisado mostra, ainda, que atividades educativas podem ser melhor compreendidas como compostas por subordinação de ações estruturadas e conscientes.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to understand the educational use of cinema in scientific communication in the context of a non-formal education, which included the debate with a guest after the presentation of the film, of the Sci-Fi genre, “Inception” for a diverse audience (university students, citizens and tourists). We analyzed the discourse undertaken by the guest considering interfaces between science, philosophy and art, from a historical-cultural perspective, activity theory and from historical and dialectical materialism. The results point to different enunciative strategies, among them: the mobilization of knowledge from different spheres of ideological creation - science, art and philosophy - as structured systems of production and human action; and the establishment of ontological links (science-reality; science-fiction and philosophy-fiction) with the discursive objects of the commented cinema session. The analyzed case also shows that educational activities can be better understood as composed by subordination of structured and conscious actions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em ciências-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da atividade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não formal-
Título: dc.titleCiência, arte e filosofia : mobilizando discursos no uso educativo do cinema numa atividade não formal.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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