As imagens de libertação na estética de Herbert Marcuse.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKangussu, Imaculada Maria Guimarães-
Autor(es): dc.contributorKangussu, Imaculada Maria Guimarães-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorAlves Júnior, Douglas Garcia-
Autor(es): dc.creatorMilward, Rafael Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:39:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:39:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020644-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionHerbert Marcuse considera como qualidade essencial de uma obra de arte a sua inalienável autonomia em relação à realidade estabelecida. Assim, a expressão do potencial político da arte não está em seu conteúdo e sim na capacidade da forma estética em estabelecer um distanciamento, uma alteridade em relação ao mundo hodierno. Dito isso, visamos, nessa dissertação, apresentar a potência transformadora e, também, refletir acerca do caráter transcendente e subversivo das obras de arte. Ademais, apontaremos o entrelaçamento entre arte e sociedade desenvolvido ao longo do percurso teórico de Marcuse, tão quanto sublinharemos a importância da dimensão estética em relação à unidimensionalidade observada na sociedade industrial avançada.-
Descrição: dc.descriptionHerbert Marcuse considers as essential quality of a work of art its inalienable autonomy in relation to established reality. Thus, the expression of the political potential of art is not in its content but in the capacity of the aesthetic form to establish a distance, an alterity in relation to the present world. That said, we aim, in this dissertation, to present the transforming power and also to reflect on the transcendent and subversive character of works of art. In addition, we will point out the interweaving between art and society developed along Marcuse's theoretical path, just as we will emphasize the importance of the aesthetic dimension in relation to the one-dimensionality observed in advanced industrial society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/06/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectHerbert Marcuse - 1898-1979-
Palavras-chave: dc.subjectAlienação - filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade-
Palavras-chave: dc.subjectSublimação - psicologia-
Título: dc.titleAs imagens de libertação na estética de Herbert Marcuse.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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