
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cordero Osorio, Francisco | - |
| Autor(es): dc.creator | Villa Ochoa, Jhony Alexander | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Suárez Téllez, Liliana | - |
| Autor(es): dc.creator | Carranza, Pablo | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendoza Higuera, Edith Johanna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:39:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:39:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12566 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://funes.uniandes.edu.co/13696/1/Cordero_Villa_..._Mendoza.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020628 | - |
| Descrição: dc.description | El desarrollo de la educación contemporánea de la matemática considera el conocimiento matemático dentro y fuera de la escuela, e integra la modelación para que la matemática sea usada en la vida del ciudadano. Esto conlleva examinar una categoría matemática, para la escuela, que valore las relaciones horizontales y recíprocas entre la matemática y el mundo real. Para tal fin se consideraron aproximaciones teóricas en el contexto de la construcción social del conocimiento matemático: la socio-crítica, la reproducibilidad, la etnomatemática, la socioepistemología y el ecosistema interdisciplinar. Los principios que subyacen en estas aproximaciones norman los programas de la modelación matemática. Con este marco se reflexionó sobre el impacto educativo de estos programas y el rol del docente de matemáticas. | - |
| Descrição: dc.description | The development of contemporary mathematics education considers mathematical knowledge inside and outside the school and integrates modeling so that mathematics is used in real life of the citizens. This involves examining a mathematical category at school, that values the horizontal and reciprocal relationships between mathematics and the real world. For the context of this article, theoretical approaches are considered in relation to the social construction of mathematical knowledge: socio-critical perspective, the reproducibility, ethnomathematics, socioepistemology and interdisciplinary ecosystems. The principles that underlie these approaches regulate the programs of mathematical modelling. With this framework we reflect on the educational impact of these programs and the role of the mathematics teachers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Realidad | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación | - |
| Título: dc.title | La modelación en la matemática educativa : sus métodos de investigación y el impacto educativo en la formación y desarrollo de la docencia de la matemática. | - |
| Título: dc.title | Modelling in mathematics education : methods of research and the educational impact on the training and development of mathematics teachers. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: