
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Diniz, Margareth | - |
| Autor(es): dc.creator | Guil, Ana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14816 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i24.355 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020594 | - |
| Descrição: dc.description | O que este dossiê sobre gênero e formação docente visa é recolocar em discussão no campo da formação docente uma categoria que tem sido invisibilizada, subsumida, pouco tratada no campo da educação, especialmente na formação docente, por meio de artigos que problematizem a categoria gênero e sexualidade na educação e na formação, trazendo à tona a categoria, interrogando sua pregnância binarista nos discursos e na atuação de professoras e professores ao perpetuar premissas de ensino e aprendizagem que poderão, por um lado, estar comprometidos com o discurso de ódio, da escola sem partido1, ou, por outro, rumo à defesa da pluralidade de gêneros, dos direitos à diferença e à diversidade e suas performances, sem que sofram rechaço e segregação de seus corpos. | - |
| Descrição: dc.description | What this dossier on gender and teacher education aims at is to put a category that has been made invisible, subsumed, little treated in the field of education, especially in teacher education, through discussion on the gender and teacher category. sexuality in education and training, bringing the category to the fore, interrogating its binary pregnancies in the speeches and in the performance of teachers and professors by perpetuating teaching and learning premises that may, on the one hand, be committed to hate speech, from school without party, or, on the other hand, towards the defense of plurality of genders, of the rights to difference and diversity and their performances, without suffering rejection and segregation of their bodies. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020. | - |
| Título: dc.title | Preâmbulo aos temas gênero e sexualidade na formação docente. | - |
| Título: dc.title | Preamble to the themes of gender and sexuality in teacher education. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: