Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rocha, Kelly Cristina Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, João Batista Nunes da | - |
Autor(es): dc.creator | Cortes, Diego Pereira de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:38:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:38:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15854 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2022/01/article_0_editorial-updated-version.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020572 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo teórico se origina a partir das contribuições de Ubiratan D’Ambrosio sobre o desenvolvimento da Etnomatemática, que objetiva humanizar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática dos alunos ao considerar as influências de seu ambiente cultural. Essa abordagem promove a valorização de seu entorno social, econômico, político e ambiental, pois visa o respeito às suas origens culturais e ao conhecimento matemático desenvolvido localmente. Assim, por meio da condução de Trilhas de Matemática busca-se verificar uma reverberação cultural para o entendimento do pensamento matemático desenvolvido durante a construção das Capelas dos Passos e das esculturas de seus Cristos, que foram esculpidas por Aleijadinho e por seus auxiliares na cidade de Congonhas, em Minas Gerais. | - |
Descrição: dc.description | This theoretical article originates with the contributions of Ubiratan D’Ambrosio in the development of Ethnomathematics, which aims to humanize the teaching and learning process of students by considering the influences of their diverse cultural contexts. This approach promotes the appreciation of its social, economic, political, and environmental contexts, as it seeks to respect its cultural origins and locally developed mathematical knowledge. Thus, by working with Math Trails, we seek to verify a cultural reverberation for the understanding of the mathematical thinking developed during the construction of the Capelas dos Passos and the Christ sculptures, which were carved by Aleijadinho and his assistants, in the city of Congonhas, in Minas Gerais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aleijadinho | - |
Título: dc.title | A etnomatemática como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de trilhas matemáticas nas Capelas dos Passos, em Congonhas, Minas Gerais. | - |
Título: dc.title | Ethnomathematics as a pedagogical action for the development of math trails in Capelas dos Passos, in Congonhas, Minas Gerais. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: