Desenvolvimento de um sensor capacitivo para monitoramento da umidade do minério de ferro em protótipo de vagão de trem em escala reduzida.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRêgo Segundo, Alan Kardek-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Paulo Marcos de Barros-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Andre Luiz Amarante-
Autor(es): dc.contributorRêgo Segundo, Alan Kardek-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Paulo Marcos de Barros-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Andre Luiz Amarante-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sávio Augusto Lopes da-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Silvia Grasiella Moreira-
Autor(es): dc.creatorSantos, Gabriel Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:38:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:38:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020571-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Instrumentação, Controle e Automação de Processos de Mineração. Departamento de Engenharia de Controle e Automação, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionUmidades elevadas em minério de ferro podem causar instabilidade e até interrupção do carregamento em um navio, enquanto baixas umidades estão relacionadas à emissão de poeira durante transporte ferroviário. Este é um problema econômico e ambiental devido à perda de massa e emissão de particulados nas ferrovias. Neste trabalho, tem-se como objetivo desenvolver um sensor de umidade de minério de ferro, aplicado a um protótipo de vagão de trem em escala reduzida, para realizar a medição da umidade em tempo real e auxiliar o estudo de emissão de particulados. O sensor proposto utiliza um método capacitivo baseado na medição da constante dielétrica. A calibração do sensor foi realizada com amostras de minério de ferro com umidades entre 0% e 13%. Ensaios realizados em um túnel de vento, com simulação de 300 km de ferrovia, obtiveram um erro máximo de umidade de 0,18% e secagem de 1,13%.-
Descrição: dc.descriptionHigh iron ore moisture can cause instability and even interruption of loading on a ship, while low humidity is related to the emission of dust in rail transport. This is an economic and environmental problem due to the loss of mass and the emission of particulates on the railways. This work has as objective develop an iron ore moisture sensor, applied to a small scale train wagon prototype, to perform real-time moisture measurement and assist in the study of particulate emissions. The proposed sensor uses a capacitive method based on the measurement of the dielectric constant. The calibration of the sensor was performed with iron ore samples with humidity between 0% and 13%. Test carried out in a wind tunnel with a 300 km railroad simulation had a maximum moisture error of 0.18% and drying of 1.13%.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/02/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectUmidade-
Palavras-chave: dc.subjectMinérios de ferro-
Palavras-chave: dc.subjectDetectores - sensor capacitivo-
Título: dc.titleDesenvolvimento de um sensor capacitivo para monitoramento da umidade do minério de ferro em protótipo de vagão de trem em escala reduzida.-
Título: dc.titleDevelopment of a capacitive sensor for monitoring iron ore moisture in a reduced scale train wagon prototype.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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