O uso do alfabeto manual como apropriação da língua portuguesa escrita por crianças surdas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Dayse Garcia-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Dayse Garcia-
Autor(es): dc.contributorMendes, Soélis Teixeira do Prado-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Luciana-
Autor(es): dc.creatorNiquini, Adriana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:38:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:38:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1020562-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa, ancorada nos Estudos Surdos, foi verificar como o Alfabeto Manual (AM) pode contribuir para a apropriação do aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita, por crianças surdas na fase inicial de escrita, anos iniciais do ensino fundamental I, em escolas públicas inclusivas da Região dos Inconfidentes. A base teórica do estudo foi formada por meio de pesquisas sobre surdez que favorecem os Estudos Surdos no Brasil. Para o desenvolvimento do estudo, a metodologia utilizada foi a qualitativa aplicada, e o trabalho de campo foi apoiado em uma pesquisa-ação, em que a interação direta com o ambiente e os participantes foi fundamental para a coleta de dados. Por meio da observação in loco, foi possível preparar e aplicar atividades relacionadas ao AM, que foram alicerçadas ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Essa prática permitiu maior imersão no contexto educacional e facilitou a compreensão e a implementação de estratégias eficazes de ensino. Para a coleta de dados foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores regentes de Língua Portuguesa, além de gravações em vídeo e anotações em diário de campo. As atividades foram alinhadas com a Técnica de Encadeamento, e a imagem foi acrescentada com base no letramento visual, ao qual nomeou-se de Técnica de Sequência Visual. Para as análises, foi feita a triangulação dos dados, o que possibilitou contribuir para futuros estudos na área da surdez. Constatou-se que o AM desempenha um papel significativo no aprendizado da LínguaPortuguesa na modalidade escrita, e funciona como uma ferramenta basilar, relevante, no contexto educacional, de modo contínuo.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research, grounded in Deaf Studies, was to investigate how the manual alphabet (MA) can contribute to the acquisition of Portuguese as a second language in its written form by deaf children in the early stages of writing, specifically during the initial years of elementary education in inclusive public schools in Região dos Inconfidentes. The theoretical foundation of this study was shaped by research on deafness that supports Deaf Studies in Brazil. The methodology used for the development of this study was applied qualitative research, supported by fieldwork and action research, where direct interaction with the environment and the participants is fundamental for data collection. Through on-site observation, it was possible to prepare and implement activities related to the MA, based on the content addressed in classroom. This practice allowed greater immersion in the educational context, facilitating the understanding and implementation of effective teaching strategies. Data collection involved semi-structured interviews with Portuguese Language teachers, as well as video recordings and a field diary. The activities were aligned with the Chaining Technique, adding images based on visual literacy, which was namde “Visual Sequence Technique”. Data analysis was performed using triangulation, which allowed for contributions to future studies in the field of deafness. It was found that the Manual Alphabet plays a significant role in the learning of written Portuguese, working as a foundational and relevant tool in the educational context, in a continuous manner.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças surdas - linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - meios de comunicação-
Título: dc.titleO uso do alfabeto manual como apropriação da língua portuguesa escrita por crianças surdas.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.